ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DA TÉCNICA PERIAPICAL PELO MÉTODO DA BISSETRIZ E COM O USO DE POSICIONADORES

Aluno de Iniciação Científica: MARCOS FERNANDO TRONCO JUNIOR (PIBIC/UFPR-TN)
Curso: Odontologia
Orientador: ÂNGELA FERNANDES
Co-Orientador: ANTONIO ADILSON SOARES DE LIMA, FERNANDO HENRIQUE WESTPHALEN
Departamento: Estomatologia
Setor: Ciências da Saúde
Palavras-chave: Ensino , Aprendizagem , Técnica periapical
Área de Conhecimento: 40207005 - RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA

O uso de posicionadores de filmes intrabucais para obtenção da radiografia periapical tem aumentado consideravelmente nos consultórios odontológicos nos últimos anos. Este fato levou à inclusão do ensino da técnica periapical com o uso destes dispositivos no conteúdo programático da disciplina de Radiologia Odontológica e Imaginologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo deste estudo foi avaliar a aprendizagem da técnica radiográfica periapical por meio de dois métodos: pelo método da bissetriz e com o uso de posicionadores pelos alunos matriculados na disciplina. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: 1) avaliação dos erros radiográficos realizados durante o treinamento da técnica periapical pelos dois métodos e 2) avaliação da média obtida pelos alunos nas provas práticas da disciplina. Foram avaliadas 3 turmas da referida disciplina, com aproximadamente 45 alunos matriculados em cada uma. Os resultados demonstraram que os acadêmicos da disciplina de Radiologia e Imaginologia Odontológica da UFPR obtiveram diversos erros durante o treinamento da técnica periapical com os dois métodos estudados. Porém, cometeram uma quantidade de erros similar durante o aprendizado dos dois métodos. Foram observados uma média de 0,83 erros por radiografia no método da bissetriz e 0,21 erros por radiografia com o uso de posicionadores. Entretanto, observou-se que obtiveram maiores médias nas provas práticas de técnica periapical com o uso de posicionadores (88,23) em relação àquelas obtidas com o método da bissetriz (66,97). Com base nos resultados demonstrados pode-se concluir que os acadêmicos tiveram dificuldades similares no treinamento da técnica periapical pelos dois métodos. Entretanto, após o treinamento adequado, demonstraram mais habilidade na obtenção da radiografia periapical com o uso de posicionadores. Este método demonstrou ter sido mais efetivo para a aprendizagem dos alunos do curso de Odontologia da UFPR.

 

0630