DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIAS: INTERVENÇÃO COM PROFESSORES E FAMILIARES EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE MATINHOS
Aluno de Iniciação Científica: Mariana Rodrigues Gaspar Corrêa (IC-Voluntária)
Curso: Fisioterapia (Setor Litoral) (MT)
Orientador: Vera Lucia Israel
Co-Orientador: Luize Bueno de Araújo
Departamento: Campus Litoral
Setor: Campus Litoral
Palavras-chave: intervenção , saúde , criança
Área de Conhecimento: 40103005 - SAÚDE MATERNO-INFANTIL
O objetivo do estudo foi realizar uma intervenção de educação em saúde para familiares (pais) e educadores de crianças avaliadas enquanto aspectos psicomotores em Centro de Educação Infantil (CEI). O recinto escolar e familiar pode interferir no desenvolvimento cognitivo, físico e psicossocial da criança. Para Petrariu et al.(2007) e Lordello et al.(2000) o ambiente adequado para o desenvolvimento infantil deve conter vínculos fortalecidos entre indivíduos e proporcionar experiências diversificadas (BRAZELTON; GREENSPAN,2002). Pais e professores passam o dia-a-dia com a criança, portanto, pode-se aproveitar para passar informações sobre educação em saúde a eles, para que possam promovê-la no seu cotidiano (VIEIRA et al.,2009). A metodologia usada envolveu apresentar resultados das avaliações das crianças de um centro de educação infantil do município de Matinhos, realizadas por meio da escala Denver II (Frankenburg et al.,1992). Foram tratados de alertas dos marcos e riscos do desenvolvimento motor e psicomotor da criança. Para isto, foram feitas duas intervenções em horários distintos com 30 minutos de duração sendo uma para pais e outra para professores. Na primeira reunião, os acadêmicos orientaram os professores sobre estimulação motora para cada faixa etária e como prevenir, identificar atrasos motores e psicomotores, tratando de aspectos de educação em saúde para articular estas duas áreas com ações que aprimorem as políticas públicas de saúde da criança dentro da escola e na cidade. Na segunda reunião com pais e ou familiares foi ressaltada, por meio de um filme, a importância do vínculo familiar e também de estímulos da motricidade da criança pequena com consequente ganho cognitivo e afetivo no desenvolvimento da criança. Pais e familiares puderam, por meio de uma dinâmica, falar as qualidades de seu filho, e contar quais eram as dificuldades ao lidar com crianças. Com isso, receberam informações de como proceder mediante o desenvolvimento dos filhos. Em ambas as reuniões houve uma manifestação positiva de pais e professores sobre a relevância de obter o conhecimento integrado dos aspectos tratados. Como produto final, pais e professores receberam um porta-caneta ecologicamente desenvolvido, no qual estavam ilustradas dicas de estimulação infantil. Como ação final foi feita uma reunião na Secretaria de Educação de Matinhos como devolutiva do estudo realizado com o panorama do desenvolvimento dos alunos avaliados no CEI. Deste modo, espera-se que estratégias preventivas de educação em saúde da criança façam parte das políticas públicas municipais.