DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIAS: AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NEUROPSICOMOTORA EM CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM MATINHOS/PARANÁ

Aluno de Iniciação Científica: Izabel Sampaio Gluszewicz (PIBIC-AF/CNPq)
Curso: Fisioterapia (Setor Litoral) (MT)
Orientador: Vera Lúcia Israel
Colaborador: Luize Bueno de Araujo
Departamento: Campus Litoral
Setor: Campus Litoral
Palavras-chave: Fisioterapia , criança , avaliação
Área de Conhecimento: 40103005 - SAÚDE MATERNO-INFANTIL

O objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças em um Centro de Educação Infantil (Q.M.) localizado em Matinhos/PR. Utilizamos o Teste de Triagem Denver II, representado pelas áreas: pessoal-social, motor fino-adaptativo, linguagem e motor grosseiro. Esse teste é uma avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor adaptado para crianças brasileiras. Para complementar a avaliação, foi solicitado as crianças entre 3 e 5 anos que realizassem o desenho da figura humana. A aplicação dos testes foi realizada de forma lúdica e ocorram em ambiente escolar. O presente estudo envolveu uma amostra de 61 (100%) crianças de 0 a 5 anos, onde foi verificado o desenvolvimento neuropsicomotor e aspectos afetivos/emocionais. A partir do consentimento da escola, os alunos realizaram uma reunião para explicar os procedimentos da pesquisa. Nesta, foi distribuído um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, para que pais e/ou responsáveis pudessem autorizar as crianças para participar da pesquisa. Ao final da coleta de dados, ocorreu uma orientação em saúde para pais, responsáveis e educadoras, sobre incentivo e estimulo à criança, abordando a área que apresentou maior índice de questionamento (pessoal-social). Como resultados do Denver II, observou-se que entre a amostra de 61 crianças participantes (100%), 32 (52,5%) crianças apresentaram desenvolvimento questionável em uma ou mais áreas avaliadas pelo teste de triagem. Destas, 30 crianças apresentaram questionamento em apenas 1 área das quatro avaliadas no teste Denver II, 1 criança apresentou 2 áreas com questionamento e 1 criança apresentou 3 áreas. Do total de sujeitos que apresentaram questionamento, 24 (39,3%) crianças tiveram o maior índice de risco na área pessoal social, 7 (11,47%) crianças na área linguagem, 4 (6,55%) crianças na área motor fino-adaptativo e 1 (1,63%) criança na área motor grosseiro. Entre os indivíduos avaliados ambos os sexos apresentaram questionamento (32 crianças) 50% meninos e 50% meninas. No Desenho Da Figura Humana nenhuma criança apresentou risco afetivo/emocional.  Neste estudo conclui-se que há necessidade de estimulação motora para as crianças avaliadas de 0 a 5 anos de idade, pois mesmo em período integral, estas apresentaram risco no desenvolvimento neuropsicomotor. É fundamental uma maior comunicação entre escola e família para se obter uma desejável evolução nas áreas de desenvolvimento como as avaliadas: pessoal-social, linguagem, fino-adaptativo e motor grosseiro, pois o cuidado familiar e escolar são ambos essenciais a criança.  

 

0609