AVALIAÇÃO DO PERFIL DOS USUÁRIOS DE INTERNET ENTRE ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Aluno de Iniciação Científica: Carla Cristina Marques (IC-Voluntária)
Curso: Medicina
Orientador: Monica Nunes Lima Cat
Colaborador: Fernanda Cristina Martins Figueiredo
Departamento: Pediatria
Setor: Ciências da Saúde
Palavras-chave: Internet , Medicina , Ensino
Área de Conhecimento: 40100006 - MEDICINA
A facilidade do acesso à Internet no campo acadêmico e a quantidade de conteúdo científico nela contido tem aumentado enormemente nos últimos anos, fazendo com que a forma que o conhecimento é disponibilizado para o estudo e a pesquisa tenha mudado. Nos websites podem ser encontradas uma diversidade imensa de informações, sendo fundamental um conhecimento mínimo sobre a indexação das bases de dados, utilização de filtros de pesquisa e características de segurança sobre as informações. A utilização da internet por estudantes, professores e pesquisadores se dá no dia-a-dia, através do celular, tablets e computadores, apresentando como vantagens a rapidez, o fácil acesso e o baixo custo. Entretanto, o que se observa muitas vezes na área da Saúde são pesquisas realizadas em sites não especializados e o desconhecimento sobre os procedimentos básicos de pesquisa, apesar da disponibilidade de bases de dados científicas e seus respectivos tutoriais. Isto resulta, frequentemente, em perda considerável de tempo na busca de informações e dispersão, tornando as buscas infrutíferas e frustantes. Para avaliar o perfil dos usuários de Internet entre estudantes de Medicina da Universidade Federal do Paraná está sendo elaborado um questionário que será aplicado via internet com o objetivo de traçar um perfil destes usuários: freqüência e local de uso, acessibilidade, habilidade na sua utilização, disponibilidade de equipamentos e rede, principal uso (entretenimento, estudo, trabalhos escolares), fontes utilizadas para pesquisa (sites, biblioteca), recursos utilizados para a pesquisa (uso de descritores e filtros de pesquisa), formas de comunicação entre professor e aluno através da Internet, recursos utilizados em aulas e em período extracurricular (slides, videoaula, videoconferências, disponibilização de aulas em sites, recomendação bibliográfica). Além disso, objetiva verificar o perfil de conhecimento de alguns softwares considerados de utilização rotineira como editores de textos, editores de imagens, de slides e planilhas eletrônicas, nas bases proprietárias e de software livre. Ainda, pretende identificar as principais vantagens e desvantagens desta tecnologia na pesquisa e ensino médico.