PET SAÚDE: TRABALHO EM EQUIPE MULTIDICIPLINAR NA ATENÇÃO BÁSICA EM
SAÚDE COLETIVA
Aluno de Iniciação Científica: Luciana Franco Bortoletto (PET)
Curso: Terapia Ocupacional
Orientador: Derivan Brito da Silva
Colaborador: Julia Cristina Schonart, Victória Martins, Guilherme Waltrick
Pereira
Departamento: Terapia Ocupacional
Setor: Ciências da Saúde
Palavras-chave: Equipe Multidisciplinar; Oficinas; Gestação na Adolescência
Área de Conhecimento: 40000001 - CIÊNCIAS DA SAÚDE
Este trabalho é um relato de experiência vinculado ao programa PET-Saúde, desenvolvido na Unidade Básica de Saúde (UBS) Osasco, supervisionado pela Enfermeira Gisley Ferreira Vidal Neri, no município de Colombo, região metropolitana de Curitiba, durante o período de um ano. O trabalho que desenvolvemos foi uma oficina para mães e gestantes adolescentes. Desde a escolha dos temas à elaboração das oficinas, o grupo esteve unido na esperança de realizar em trabalho multidisciplinar, para cumprir o que o programa PET-Saúde preconiza. O desafio inicial foi trabalhar como uma equipe multidiciplinar comcada curso respeitando as atribuições dos outros cursos, trocando informações para que pudéssemos atender às usuárias em sua totalidade, o que favoreceu a troca de experiências profissionais distintas, as dificuldades foram superadas com respeito do colega que sempre pôde acrescentar conhecimentos técnicos quando necessário. Tivemos um tempo considerável para planejar as atividades e poder realizar um bom trabalho, e isso foi um ponto positivo no fato de termos que nos relacionar com cursos distintos. Observam-se como barreiras para a abordagem junto às mães adolescentes a distância física da unidade de saúde até as residências; falta de estrutura física; falta de recursos matérias e ferramentas utilizadas nas oficinas. Os principais facilitadores das ações foram o bom relacionamento das ACSs, que conhecem o território e conseguem vincular os monitores às gestantes; a interação das áreas de conhecimento que enriquecem o trabalho tornando a equipe multidisciplinar um grande aliado das oficinas tornando-as mais interativas e abrangentes; empenho dos funcionários da unidade para a realização das oficinas; e ainda pode-se considerar como facilitador o interesse da Unidade em aproximar as usuárias dos serviços. Cada dia de oficina tinha um acolhimento com um momento para as usuárias explicitarem suas dúvidas em relação à amamentação, parto e cuidados. Priorizou-se este espaço para a escuta, fortalecendo o vínculo com as participantes, que tinham suas questões respondidas diminuindo sua ansiedade sempre que possível. A inclusão dos acadêmicos universitários nas unidades de saúde promove o processo de ensino-aprendizagem com base na problematização da realidade, favorece a formação de profissionais da Saúde com um novo perfil, cada vez mais adequado às necessidades do Sistema Único de Saúde –SUS, que norteia o trabalho para uma prática mais eficiente para comunidade e população atendida.