ESTUDO DESCRITIVO DO DESEMPENHO EM DIRIGIR AUTOMÓVEIS: INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2011/2012

Aluno de Iniciação Científica: Ana Raquel Silva (IC-Voluntária)
Curso: Terapia Ocupacional
Orientador: Andrea Maria Fedeger
Colaborador: Scheila Mara Lucindo
Departamento: Terapia Ocupacional
Setor: Ciências da Saúde
Palavras-chave: Terapia Ocupacional , Doença de Parkinson , Direção de Automóveis
Área de Conhecimento: 40000001 - CIÊNCIAS DA SAÚDE

Introdução: A Iniciação Científica (IC) permite aos alunos aproximação com a pesquisa científica, proporcionando o aprendizado de metodologias de pesquisa, o contato com a bibliografia referente ao tema estudado e produção bibliográfica. Relata-se aqui a experiência de duas acadêmicas de IC do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná, participantes da pesquisa do projeto de doutorado da Professora Andréa Maria Fedeger, intitulado: Estudo descritivo do desempenho em dirigir automóveis de pessoas com diagnóstico de Doença de Parkinson (DP). Objetivo: Aproximar o aluno da produção científica referente à população com DP, elaboração de entrevista estruturada para coleta de dados, aplicação de instrumentos padronizados para rastreio cognitivo. Metodologia: primeiramente realizou-se o levantamento bibliográfico referente à Doença de Parkinson, seu impacto na saúde e desempenho ocupacional do sujeito na direção segura de automóveis, buscando entender como a legislação brasileira se posiciona a respeito e qual o papel do terapeuta ocupacional junto a essa população. Fez-se busca bibliográfica nas bases de dados com os descritores: Terapia Ocupacional, DP, mobilidade na comunidade, mobilidade reduzida e na Política Nacional de Trânsito, também busca bibliográfica referente ao processo de criação e validação de instrumentos de avaliação e coleta de dados. As alunas juntamente com a professora elaboraram duas entrevistas para coleta de dados que foram calibradas a partir de aplicações teste para voluntários. Para rastreio cognitivo utilizou o instrumento validado Mini Exame do Estado Mental, com aplicação para sujeitos com e sem diagnóstico de DP, compreendidos na faixa etária entre 45 e 65 anos. Resultados: resultados parciais demonstram que a Doença de Parkinson pode prejudicar o desempenho na direção segura de automóveis, todavia a legislação brasileira não possui diretriz específica para essa população. Os instrumentos criados têm se mostrados eficazes para a coleta de dados, demonstrando ser esse um dos eixos de atuação do terapeuta ocupacional.Conclusão: a IC possibilitou o trabalho multidisclipinar, contato direto com a população estudada, experiência na linha de pesquisa e continuidade da vida acadêmica, acrescendo à formação acadêmica, profissional e pessoal do estudante nela envolvido por oportunizar experiências que não são vivenciadas na sala de aula.

 

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