Aluno de Iniciação Científica: Elida Juliane Twerdochlib (PIBIC/Fundação Araucária)
Curso: Terapia Ocupacional
Orientador: Lillian Daisy Gonçalves Wolff
Co-Orientador: Regina Célia Titotto Castanharo
Departamento: Enfermagem
Setor: Ciências da Saúde
Palavras-chave: Gravidez , Adolescência , Desempenho Ocupacional
Área de Conhecimento: 40000001 - CIÊNCIAS DA SAÚDE
Este trabalho é um estudo descritivo exploratório acerca da temática gravidez na adolescência e papéis ocupacionais sob o referencial do Modelo de Ocupação Humana. A pesquisa qualitativa é resultado do projeto de Iniciação Científica que se insere na linha de pesquisa "Políticas, práticas de saúde e de educação em enfermagem" do Grupo de Pesquisa em Políticas, Gestão e Práticas em Saúde – UFPR; e integra o projeto Pesquisa para o SUS - Avaliação para Qualificação da Gestão e da Assistência na Atenção pré-natal no município de Colombo - PR. Buscou-se desvelar como as adolescentes gestantes concebem seus papéis ocupacionais em relação ao tempo. Metodologicamente a temática foi abordada por meio de Revisão de Literatura e Integrativa e Pesquisa de Campo, desenvolvidas no período de março a novembro de dois mil e onze. A principio, objetivou-se apresentar a temática e expor o referencial utilizado para a análise dos dados da Revisão Integrativa e Pesquisa de campo. Foram selecionadas para integrar a Revisão Integrativa treze pesquisas na Área da Saúde que descrevem os papéis desempenhados por adolescentes gestantes. Para desvelar como a população alvo concebe seus papéis ocupacionais, realizou-se uma Pesquisa de Campo no cenário da Atenção Básica à Saúde. Articulando o referencial teórico aos dados obtidos em campo constatou-se que o papel ocupacional de membro de família é o mais explorado nas publicações, seguido pelo papel de estudante e cuidador, corroborando com a pesquisa de campo. A divergência encontrada foi em relação ao papel de amigo, o qual é apontado na Revisão de Literatura como um fator importante na construção da identidade, o que contrapõe os dados da Revisão Integrativa e da Pesquisa de Campo, nas quais o mesmo papel foi descrito como uma perda consequente da gravidez, sem atribuições na construção da identidade. Considera-se que o instrumento de avaliação autoaplicável utilizado na pesquisa de campo consegue revelar a percepção das adolescentes, entretanto mostrou-se relevante propor técnicas para a sua aplicação, visto que algumas adolescentes apresentaram dificuldade em compreender o instrumento, demandando a intervenção das pesquisadoras. Considerando a emergência da temática destaca-se a necessidade do desenvolvimento de pesquisas na área da saúde, visto que a gravidez na adolescência pode estruturar ou desestruturar essa fase de vida, tornando fundamental a quebra do paradigma adulto-centrico e crôno-biológico.