UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO CARRO COMO MEIO DE TRANSPORTE EM CURITIBA

Aluno de Iniciação Científica: Bruna Marceli Claudino Buher (PET)
Curso: Engenharia Civil
Orientador: Márcia de Andrade Pereira
Colaborador: José Roberto Hino Junior, Ana Julia Alves Egg Monteiro, Giovanni Enrico Ramos de Souza Correia Menezes
Departamento: Transportes
Setor: Tecnologia
Palavras-chave: Transporte individual , Vantagens e desvantagens , Perfil dos usuários
Área de Conhecimento: 31002021 - VEÍCULOS DE TRANSPORTES

Por mais que existam vários modais alternativos e sustentáveis, e mesmo que Curitiba seja cidade modelo no quesito transporte público, são os carros que atualmente tomam conta da paisagem urbana na capital paranaense. De acordo com Lenz e Brustolin (2011), Curitiba é a cidade brasileira que tem o índice mais alto de habitantes por veículo (1,39). Isso decorre da falta de conforto dos ônibus e também da falta de investimentos em infraestrutura nas ciclovias e calçadas. Os carros são, sem dúvida alguma, fontes de efeitos negativos ao meio urbano, como congestionamento e poluição. Dados da ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos), de 2010, indicam que, se a taxa de crescimento anual da frota se mantiver no país, o número de veículos dobrará em dez anos, enquanto a malha viária levará 35 anos para ser duplicada. O uso individual do automóvel deve ser amenizado por meio de medidas que priorizem outros modais. Assim, o objetivo desta pesquisa em desenvolvimento é estudar o perfil de seus usuários e suas necessidades para manter ou mudar de modal. Com isso, pretende-se obter resultados concretos para que dessa forma haja maior possibilidade de uma mudança de comportamento e também de melhoria na infraestrutura necessária para a otimização do uso do referido meio de transporte. Para tanto, está sendo aplicado um questionário contendo 21 perguntas, para 500 motoristas de veículos particulares, de modo a poder avaliar o comportamento, as características e as necessidades dos curitibanos que utilizam o carro para se locomover, levando em consideração quesitos como a rapidez, segurança, custo, entre outros. Pretende-se também, ao longo do trabalho, apontar os possíveis motivos pelos quais essa população a ser estudada trocaria de modal, fazendo também um levantamento do comportamento do usuário deste meio de transporte. 

 

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