AVALIAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL SONORO DO PROGRAMA INTEGRADO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E URBANO DO MUNICÍPIO DE CURITIBA

Aluno de Iniciação Científica: Melina Nagata Beltrane (PIBIC/Fundação Araucária)
Curso: Engenharia Ambiental
Orientador: Paulo Henrique Trombetta Zannin
Colaborador: Fernando Bunn
Departamento: Mecânica
Setor: Tecnologia
Palavras-chave: impacto ambiental;poluição sonora;desenvolvimento social
Área de Conhecimento: 31001009 - PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES

Uma das principais formas de poluição ambiental é a poluição sonora. O ruído está presente em todos os lugares e espaços e é considerado um som indesejável. O fato de não poder ver, sentir o gosto ou o cheiro, pode ajudar a explicar por que não recebe atenção tanto quanto outros tipos de poluição, tais como do ar ou da água. O aumento da poluição sonora está ligado diretamente ao alto índice de crescimento demográfico da população urbana e consequente aumento das fontes geradoras de ruído, tais como as atividades de construção civil e o número de veículos em circulação. A cidade de Curitiba é um exemplo onde esse aumento da poluição é observado. A capital paranaense possui mais de 1.700.00 habitantes (IBGE,2010) e a frota de veículos na cidade, segundo o Departamento de Estatística do DETRAN, é de 1.270.604, totalizando 1,4 habitantes por veículo. Além disso, a cidade tem apresentado uma intensa atividade na construção civil, o que colabora para o crescimento do ruído urbano. A prefeitura de Curitiba, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), está implementando o Programa Integrado de Desenvolvimento Social e Urbano, o Pró-Cidades. O programa prevê intervenções de infraestrutura em áreas como mobilidade urbana, transporte, habitação, cultura, saúde, lazer e geração de emprego e renda. O objetivo desta pesquisa é avaliar os níveis sonoros em conformidade com a legislação municipal 10.625/02 – que dispõe sobre ruídos urbanos, proteção do bem estar e do sossego público – nos trechos Binário Chile-Guabirotuba e na Trincheira Gustavo Rattman. Os bairros beneficiados com este projeto em ambos os trechos são: Água Verde, Rebouças, Prado Velho, Jardim Botânico, Bacacheri, Bairro Alto, Cabral e Capão da Imbuia. O procedimento utilizado na metodologia para a obtenção dos dados seguiu as seguintes etapas: 1) Levantamento do local, 2) Reconhecimento das fontes de ruído existentes, 3) Realização de medições dos níveis de pressão sonora equivalente (Leq) e 4) Análise dos resultados. Em cada um dos trechos foram realizadas medições sonoras nas seguintes etapas: 1) Pré-obra, 2) Durante a obra e 3) Pós-obra. As medições sonoras nas 3 diferentes etapas têm como finalidade analisar as variações e interferências do ruído urbano nas regiões.

 

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