PREDIÇÃO DOS NÍVEIS SONOROS DEVIDO AO AUMENTO DO TRÁFEGO URBANO NA AVENIDA BATEL

Aluno de Iniciação Científica: Gabriele Sturm (PIBIC/CNPq)
Curso: Engenharia Ambiental
Orientador: Paulo Henrique Trombetta Zannin
Colaborador: Paulo Eduardo Kirrian Fiedler
Departamento: Mecânica
Setor: Tecnologia
Palavras-chave: Ruído urbano , Mapeamento sonoro , Poluição sonora
Área de Conhecimento: 31001009 - PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ruído é todo som indesejável que pode causar perturbações ao sossego público e/ou produzir efeitos fisiológicos e psicológicos negativos aos seres humanos e animais, tais como insônia, estresse, dores de cabeça, irritação, entre outros. A ocorrência de ruído em nível nocivo à saúde, ao bem-estar público e à qualidade de vida é caracterizada como poluição sonora, cujos níveis têm aumentado consideravelmente, principalmente devido ao crescimento demográfico desordenado. O tráfego é considerado um dos principais geradores de ruído urbano. Dados do Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN/PR) mostram que a frota de veículos na cidade de Curitiba vem crescendo. Em abril de 2007 havia 985.558 veículos circulando na cidade, enquanto que em abril de 2012 esse valor passou para 1.270.604, um aumento de aproximadamente 29% em cinco anos. Este estudo tem como principal objetivo analisar o aumento nos níveis sonoros na Avenida Batel nos próximos 10 anos, simulando os níveis sonoros atuais e futuros. Os mapas de ruído serão gerados no software PREDICTOR v.8.11, que é uma excelente ferramenta para o estudo de impacto ambiental sonoro. A escolha dessa avenida deu-se pelo elevado número de residências na região, por estar localizada em um bairro considerado nobre, além de existir no local um hospital e uma escola, áreas sensíveis ao ruído de acordo com a Lei Municipal 10.625/2002. Para obtenção dos dados necessários foram realizadas medições em 11 (onze) pontos, seguindo os procedimentos de medição estipulados pela NBR 10.151, além da contagem do fluxo de veículos nos pontos medidos. Os resultados obtidos mostram que o incremento na frota veicular em Curitiba ao longo dos 10 anos trará um aumento dos níveis sonoros, e por consequência, efeitos negativos para a saúde humana. Isso demonstra a importância do estudo do impacto ambiental causado pelo ruído urbano, já que este tem efeitos diretos na qualidade de vida da população e, por isso, é essencial que sejam tomadas medidas para atenuar esses efeitos contribuindo assim, para um bom planejamento urbano.    

 

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