CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL COM EMPREGO DE AGREGADO MIÚDO DE RESÍDUO DE BRITAGEM DE ROCHA

Aluno de Iniciação Científica: Mauro Vitor Greco Tavora (PIBIC/CNPq)
Curso: Engenharia Civil
Orientador: Marcelo Henrique Farias de Medeiros
Colaborador: Aline Ferreira
Departamento: Construção Civil
Setor: Tecnologia
Palavras-chave: Concreto Auto-adensável , Resíduo de britagem , Ensaios de trabalhabilidade
Área de Conhecimento: 30101018 - MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUÇÃO

O avanço na tecnologia de aditivos fluidificantes ocorrido nas últimas décadas possibilitou o uso de concretos com propriedades diferenciadas nos estados fresco e endurecido. A idéia de um concreto que se auto-adensa, sem apresentar segregação ou formação de ninhos de concretagem, preenchendo todos os espaços das formas e melhorando a qualidade superficial é interessante e atrativa, aliando-a com um potencial de redução em até 90% de mão obra em uma concretagem e tendo em vista a crescente escassez de mão-de-obra qualificada na construção civil devido ao aquecimento do mercado nacional e prazos de entrega cada vez mais curtos tornam o Concreto Auto-Adensável (CAA) indispensável! Sem considerar a economia de energia e redução de ruído a partir da eliminação dos equipamentos de vibração. Esta pesquisa teve como objetivo principal unir ao CAA o uso de resíduo de britagem de rocha como agregado miúdo e assim trazer como conseqüência positiva a redução no impacto ambiental causado pela extração de areia natural do leito de rio e também dar uso a este resíduo normalmente descartado. O experimento consistiu em usar o método de dosagem proposto por Tutikian; Dal Molin (2008) para um concreto com areia natural, obtendo-se um diagrama de dosagem. A partir deste diagrama, escolheu-se um concreto com uma resistência fixada e foi feita a substituição do agregado natural por resíduo de britagem de rocha, observando em seguida as conseqüências desta prática. Após este procedimento foram feitas adaptações no traço de modo a corrigir possíveis mudanças indesejadas nas propriedades no estado fresco do CAA que são: fluidez, habilidade passante e resistência a segregação, observadas em ensaios característicos para o CAA.  No estado endurecido foram também realizados ensaios de resistência à compressão, resistência à tração por compressão diametral e módulo de elasticidade. A adição de materiais finos se mostrou de fundamental importância na adaptação do traço com a substituição da areia natural pelo resíduo de britagem como agregado miúdo.

 

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