USO DE NANOTUBOS DE CARBONO NA CONFECCÇÃO DE COMPÓSITOS DE CIMENTO PORTLAND: EFEITO NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS
Aluno de Iniciação Científica: Ana Paula Borowsky de Borba (PIBIC/CNPq)
Curso: Engenharia Civil
Orientador: Marcelo Henrique Farias de Medeiros
Colaborador: Carlos Gustavo Nastari Marcondes
Departamento: Construção Civil
Setor: Tecnologia
Palavras-chave: nanotubos de carbono , concreto , adição
Área de Conhecimento: 30101000 - CONSTRUÇÃO CIVIL
O concreto armado é amplamente utilizado por causa de sua versatilidade e baixo custo. Por esta razão, procura-se estudar meios de torná-lo ainda melhor. Apesar de possuir uma boa resistência à compressão, o concreto possui uma baixa resistência à tração, sendo esta função destinada ao aço de suas armaduras. Recentemente, pesquisas científicas têm sido realizadas com um material relativamente novo, conhecido por sua alta resistência à tração, baixo peso e grandes propriedades eletrocondutoras, chamado nanotubo de carbono. Devido à sua grande resistência à tração iniciaram-se estudos sobre a adição deste material ao concreto, visando melhorias das propriedades mecânicas deste. O presente trabalho faz parte de uma pesquisa maior que visa estudar diferentes efeitos da adição de nanotubos de carbono ao concreto. Foram utilizados quatro traços de concreto: com adição de nanotubos em pó, com adição de dispersão de nanotubos feita em laboratório, com adição uma dispersão de nanotubos de carbono industrializada, chamada de Aquacyl, e o traço de referência (sem nanotubos de carbono). O foco foi de estudar as propriedades de resistência mecânica e a influência que a adição deste material causa na fluidez do concreto. Os ensaios realizados foram: resistência à compressão, resistência à tração por compressão diametral e abatimento do tronco de cone. Os resultados mostraram melhora considerável da resistência à compressão dos traços que continham nanotubos de carbono com relação ao traço de referência. Já na resistência à tração, a melhora não foi muito significativa. Notou-se que o abatimento do concreto diminuiu consideravelmente quando os nanotubos de carbono foram adicionados, e, portanto, pode-se concluir que a adição deste material reduz a fluidez principalmente no caso de adição dos nanotubos em pó.