ESTUDO DO PAPEL DO ESTRIADO NA APRENDIZAGEM E MEMÓRIA EM MODELOS ANIMAIS

Aluno de Iniciação Científica: Jessica Cristina Coelho Gaspar (PIBIC/Fundação Araucária)
Curso: Ciências Biológicas
Orientador: Claudio da Cunha
Co-Orientador: Etieli Wendler
Colaborador: Suelen Lucio Boschen
Departamento: Farmacologia
Setor: Ciências Biológicas
Palavras-chave: neuropsicofarmacologia , nucleus accumbens , neurobiologia
Área de Conhecimento: 21003009 - NEUROPSICOFARMACOLOGIA

Na visão moderna dos grupos que estudam as funções cognitivas  dos núcleos da base, eles funcionam como um sistema de seleção de ações para demandas ambientais específicas. O condicionamento clássico consiste no aprendizado da associação de um estimulo condicionado (EC) com um estímulo incondicionado (EI). Já o condicionamento instrumental acontece quando se faz necessário emitir um comportamento adequado em resposta a um EC previamente pareado com um EI, sendo este prazeroso ou aversivo. Chama-se de ação–consequência a associação que é aprendida no condicionamento instrumental, cuja resposta é reforçada ou inibida pela consequência; e de hábito estímulo-resposta o processo de emissão de uma resposta comportamental automática frente a apresentação do EC, após um longo período de treino. Neste trabalho foram induzidas lesões, através de cirurgia estereotáxica, em diferentes áreas do estriado de ratos Wistar (Dorsomedial – DMS e Dorsolateral-DLS), equivalente à região do caudado putâmen no homem, para investigar o papel de cada região estriatal em diferentes formas de aprendizado. No condicionamento instrumental, o animal recebeu 5 sessões de treino na esquiva ativa de duas vias, na qual deveria associar o EC (som) com o EI (choque nas patas) a fim de apresentar um comportamento adequado (esquiva) frente a apresentação do som. O comportamento de imobilidade (freezing) frente ao som foi avaliado em 4 sessões de treino para investigar o aprendizado do condicionamento pavloviano de medo. A confirmação da lesão foi feita pela histologia dos cortes encefálicos com a técnica de coloração de Nissl e a analise estatística foi realizada perante a confirmação dos ratos lesionados através de ANOVA de duas vias e post-hoc de Newman-Keuls. O efeito das lesões no condicionamento pavloviano de medo mostraram que o grupo DMS teve um aumento significativo no tempo de freezing comparado com os grupos DLS e SHAM. Já no condicionamento instrumental, não há diferença significativa entre os grupos DMS e SHAM em todas as sessões de teste, enquanto a lesão do DLS causou uma redução significativa no número de esquivas comparado com os grupos SHAM e DMS nas sessões de teste 1, 2 e 3. Conclui-se, portanto, que lesões no DLS afetaram o aprendizado instrumental na esquiva de duas vias enquanto, enquanto a lesão no DMS causou um aumento no tempo de freezing. O estriado, portanto, é importante nos processos de cognição que fazem parte do aprendizado de associações e de emissão de respostas adequadas frente a essas associações. 

 

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