PESQUISA E PRODUÇÃO DE PROCESSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS EM CIÊNCIAS PARA A APLICAÇÃO EM ESCOLAS DO PROUCA
Aluno de Iniciação Científica: Aline Dartora (PIBIC/UFPR-TN)
Curso: Informatica Biomédica
Orientador: Ruth Janice Guse Schadeck
Co-Orientador: Márcia Helena Mendonça
Colaborador: Manolo Lorenzet, Cláudio Aparecido da Silva
Departamento: Biologia Celular
Setor: Ciências Biológicas
Palavras-chave: Aprendizado , Biologia , Célula
Área de Conhecimento: 20601000 - CITOLOGIA E BIOLOGIA CELULAR
Um dos maiores desafios que o nosso país enfrenta é educar na era digital. Na área de Biologia Celular incluir tecnologias de informação e comunicação (TICs) representa uma estratégia de imenso valor pedagógico. Isso porque as representações mentais sobre células e eventos celulares são construídas com base em imagens. Portanto, vídeos e outros recursos visuais são recursos poderosos para aprendizagem destes temas, sempre associado a diferentes formas de linguagem. Laboratórios de informática e equivalentes tem sido implementados na rede pública de ensino. Recentemente o PROUCA (Um Computador Por Aluno) tem implementado e foi atingindo mais de 200.000 alunos. No entanto, há uma enorme carência de material didático para uso nestes computadores. O presente trabalho objetiva o desenvolvimento de uma mídia interativa que proporcione a visualização de uma célula estática e animação de transporte através de membrana. A construção da imagem 3D foi realizada com os programas 3Ds MAX e o Zbrush 4.2v e editada posteriormente no Adobe Photoshop. Para construção da animação partiu-se do desenho realizado no Photoshop de fosfolipídios e proteínas, assim como as demais estruturas participantes do transporte como moléculas ou íons (potássio e sódio) do soluto. As imagens foram importadas para o Flash e então as animações foram feitas criando interpolações de movimento. Para a criação de cenas e de botões foi necessário escrever os comando do código na linguagem Action Script de programação. Os resultados obtidos foram uma reconstrução em 3D da célula eucarionte animal, com suas principais estruturas uma vez que representação mental da organização das células é facilidade pela posição das estruturas celulares em diferentes profundidades no citoplasma. Esta representação é acompanhada de botões que permitem entrar nas diferentes estruturas. A estrutura finalizada neste plano de trabalho foi a membrana plasmática com suas funções de transporte. Foi construída a bicamada de fosfolipídios e o fluxo de substâncias abordando forma passiva constituída pela difusão simples e difusão facilitada e a forma ativa que ocorre através de um gradiente químico. Este artefato foi elaborado tendo como base os conteúdos do ensino médio e será aplicado na escola Gottlieb Mueller, parceira neste projeto para avaliação de sua qualidade e eficiência.