POSSIBILIDADES DAS VIVÊNCIAS LÚDICAS NA ESCOLA: A RELAÇÃO ENTRE UMA REALIDADE PÚBLICA E UMA PRIVADA
Aluno de Iniciação Científica: Tânia Vieira de Lima (PIBIC/CNPq)
Curso: Educação Física (Licenciatura) (MT)
Orientador: Simone Rechia
Co-Orientador: Karine do Rocio Vieira dos Santos
Colaborador: Thiago Domingues, Fernando Richardi da Fonseca
Departamento: Educação Física
Setor: Ciências Biológicas
Palavras-chave: Escola , Espaço , Lúdico
Área de Conhecimento: 20000006 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Tomando como ponto de partida os espaços lúdicos da escola, observamos que ele não é mera estrutura física, mas estabelece influências nos usuários e vice-versa, estabelecendo assim uma relação dialética e histórica fazendo-nos notar que o estudo da composição dos espaços faz-se importante para um entendimento de nossa sociedade. Este estudo vem sendo desenvolvido desde o ano de 2003 em parceria com o Projeto Licenciar “A escola e os espaços Lúdicos”, inserido no Grupo de Estudos e Pesquisa em Lazer, Espaço e Cidade (GEPLEC). Especificamente em 2011 diagnosticou os espaços lúdicos de uma escola de grande relevância no cenário da rede estadual. Já em 2012, nossa pesquisa procura olhar para as mesmas categorias de análise, porém agora no contexto de ensino particular com a problemática: Quais as proximidades e distanciamentos da realidade pública e particular, quanto aos espaços lúdicos das escolas nos tempos disponíveis dos alunos? Percebemos a relevância deste estudo, pois no senso comum as escolas particulares são consideradas com uma melhor educação que as escolas públicas, a partir de nossa pesquisa pretendemos apontar reflexões sobre essa relação. Para tanto foram utilizados os seguintes passos metodológicos: 1) Aproximação e efetivação da parceria com o colégio particular; (2) Visita técnica, com aplicação do protocolo piloto, (3) Reformulação do protocolo (4) Aplicação do protocolo de observação reformulado, (5) Aplicação de 41 questionários com alunos de 6º ano de ensino fundamental à 2ª Série do Ensino Médio; (6) Tabulação dos dados e análise. Em relação aos estudos dos espaços das escolas, infere-se a necessidade de propiciar ao aluno que ele se sinta pertencente a esse espaço, transformando-o em lugar. Segundo TUAN (1983, p.3) “O espaço permanece aberto, sugere futuro e convida à ação. O espaço fechado e humanizado é lugar.” Assim, “o que começa como espaço indiferenciado transforma-se em lugar à medida que o conhecemos melhor e o dotamos de valor” (RECHIA, 2003, p.63). Especificamente em relação à instituição particular pretendemos também propor a modificação física de alguns espaços, além da implantação de um projeto que contemple o conceito apresentado por Marcellino, (2002) duplo aspecto educativo do lazer, a educação para e pelo lazer, tendo como premissa de que a escola também é um local que deve ter o lazer como conteúdo a ser discutido e assim fomentar nos alunos o sentimento de pertencimento, democratizando a vivência da ludicidade, criando assim uma cultura de uso dos espaços para experiências no âmbito do lazer.