A PRÁTICA DO BASQUETEBOL EM CURITIBA NAS CATEGORIAS DE BASE: A ÓTICA DE TÉCNICOS QUE ATUAM EM CAMPEONATOS ESTADUAIS

Aluno de Iniciação Científica: Guilherme Vinicius Gregol (PIBIC/Fundação Araucária)
Curso: Educação Física (Bacharelado)
Orientador: Valdomiro de Oliveira
Co-Orientador: Wagner de Campos
Colaborador: Gislaine Cristina Vagetti
Departamento: Educação Física
Setor: Ciências Biológicas
Palavras-chave: Pedagogia , Basquetebol , Ensino-treinamento
Área de Conhecimento: 20000006 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

O objetivo geral da pesquisa foi explorar o conhecimento acumulado de técnicos que atuam com prática do basquetebol em Curitiba nas categorias de base. De forma especifica, buscou-se contextualizar os conteúdos e as estratégias metodológicas utilizadas por eles no processo ensino-treinamento dos fundamentos técnicos e dos sistemas defensivos e ofensivos. A amostra foi constituída por 10 técnicos de basquetebol com critério mínimo de representação curricular em nível Estadual/nacional. O instrumento de medida foi entrevista através de questionário semi-estruturado.. Os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados mostraram que, há convergências e divergências, sob a ótica dos técnicos, tanto sobre os conteúdos do jogo, como as estratégias metodológicas a serem utilizadas no ensino dos fundamentos técnicos e dos sistemas defensivos e ofensivos. Também os métodos analíticos sofrem críticas, enquanto os métodos de jogo parecem ser mais apropriados, principalmente para manter um maior nível de motivação dos praticantes. Na especialização, ficou evidenciado que os exercícios produzem uma adaptação mais eficiente da técnica motora e tem maior aceitação entre os técnicos. Em relação ao treinamento dos sistemas defensivos, pode-se confirmar que a defesa individual é a mais indicada na etapa de iniciação e, na etapa de especialização, todas as defesas equiparam-se em importância. Nos sistemas ofensivos na etapa de iniciação, deve-se evitar jogadas complexas. Na especialização, há de se firmar as qualidades de um conjunto de estratégias mais complexas. Com base nos resultados do estudo, podem-se tecer algumas considerações: o ensino do basquetebol deve ser concebido num processo longo, no qual seus conteúdos e métodos variem no transcorrer do processo de ensino da técnica e da tática, e necessitamos de um modelo de iniciação para o basquetebol Paranaense e que ainda carece de estudos, principalmente longitudinais. Na especialização firma-se a idéia de que é imprescindível a periodização embasada num planejamento dos conteúdos e métodos de treinamento em longo prazo, principalmente após 15 anos de idade, categoria infanto e cadete, com o pensamento em nível estadual mas também, nacional e internacional. Sendo assim, tornou-se possível sinalizar algumas conclusões para as diferentes fases das etapas do processo de formação técnica e tática no basquetebol paranaense, considerando uma periodização em longo prazo dos conteúdos e estratégias pedagógicas de treinamento. 

 

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