BARREIRAS E FACILITADORES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO EM UM MUNICÍPIO DA REGIÃO SUL DO BRASIL

Aluno de Iniciação Científica: Ana Paula Prestes de Souza (PIBIC/CNPq)
Curso: Educação Física (Bacharelado)
Orientador: Doralice Lange de Souza
Departamento: Educação Física
Setor: Ciências Biológicas
Palavras-chave: Barreiras e facilitadores , Implementação , Programa Segundo Tempo
Área de Conhecimento: 20000006 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

O objetivo do estudo foi o de investigar as principais barreiras e facilitadores para a implementação do Programa Segundo Tempo (PST) em um município da região sul do Brasil e levantar sugestões para a melhoria do mesmo. Este Programa é gerido pelo Ministério do Esporte (ME) e acontece no período de contraturno escolar. A pesquisa foi qualitativa de cunho exploratório e os dados coletados através de entrevistas semiestruturadas com sete coordenadores de núcleo e com um dos três coordenadores do PST no município. A análise dos dados foi feita a partir da perspectiva da teoria fundamentada. Segundo o coordenador do PST no município, as principais barreiras para a implementação do Programa são: incompatibilidade entre os interesses dos gestores do município, os objetivos do Programa e as complexidades envolvidas na implementação do mesmo; carência de pessoal para coordenar o Programa no nível do município, o que sobrecarrega os coordenadores e dificulta o acompanhamento dos núcleos; falta de articulação entre as diferentes secretarias do município para promover ações conjuntas que facilitem a implementação do PST. Já para os coordenadores de núcleo, as principais barreiras são: falta de materiais; falta de apoio para o desenvolvimento do trabalho; “engessamento” da proposta do PST; falta de autonomia para tomada de decisões perante os responsáveis pelos locais onde o Programa é sediado; e dificuldade para se atingir o número mínimo de 100 crianças por núcleo exigido pelo ME. Os principais facilitadores para a implementação do PST são: reforço alimentar; carga horária para planejamento; apoio da pessoa responsável pelo local onde o núcleo está sediado; e oferta de materiais esportivos de boa qualidade. Alguns fatores são percebidos ora como barreiras e ora como facilitadores para a implementação do Programa, dependendo da realidade encontrada: estrutura física para o desenvolvimento das atividades e armazenamento de materiais e lanches e presença de outros programas nas proximidades onde o PST é desenvolvido. As principais sugestões para a melhoria do Programa por parte do coordenador são: aumento do número de coordenadores no nível do município e ampliação do diálogo entre as partes envolvidas com o Programa. Já as principais sugestões dos coordenadores de núcleo são: liberação de mais recursos para a compra de materiais; maior apoio por parte da coordenação geral do PST; e estabelecimento de critérios mais efetivos para definição dos lugares onde os núcleos serão instalados. Os resultados deste estudo oferecem subsídios para o aprimoramento do Programa.

 

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