INVENTÁRIO DA EMISSÃO DO MATERIAL GASOSO PROVENIENTE DE DIESEL E BIODIESEL BRASILEIRO COMO UMA FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL

Aluno de Iniciação Científica: Guilherme Cardoso Borillo (PIBIC/CNPq)
Curso: Engenharia Ambiental
Orientador: Ricardo Henrique Moreton Godoi
Departamento: Engenharia Ambiental
Setor: Campus Palotina
Palavras-chave: Qualidade do ar , Material Particulado , Biodiesel
Área de Conhecimento: 10604006 - QUÍMICA ANALÍTICA

Inúmeras atividades antropogênicas vêm contribuindo significativamente com a poluição do ar principalmente ao longo das últimas décadas. Mais especificamente o setor de transporte, tem buscado novos combustíveis, que, além de serem menos poluentes que os atuais, também sejam renováveis. Na Europa, mais da metade dos carros vendidos são movidos a diesel. Já no Brasil essa porcentagem é menor, entretanto o diesel responde por 53% das emissões do transporte rodoviário do país, seguido pela gasolina, com 26%. Uma alternativa de grande potencial e já parcialmente implementada é a utilização de Biodiesel como combustíveis alternativo ao Diesel , porém ainda existe pouco conhecimento sobre comportamento desses combustíveis em associação as novas tecnologias implementadas nos motores. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é a determinação de Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPA’s), Nitro-HPA’s e Oxi-HPA’s adsorvido no Material Particulado (MP) de emissões veiculares de motores Euro V utilizando como combustíveis o Diesel S-10 e o Biodiesel de soja em diferentes proporções. Esses poluentes não são legislados no Brasil e possuem comprovadamente muitos efeitos deletérios na saúde humana. Devido a sua persistência no ambiente e seu potencial mutagênico e carcinógeno, os HPA’s são alvos de muitos estudos sobre seus efeitos na saúde humana. No presente estudo, a amostragem foi realizada com um impactador de partículas em cascata PIXE, no qual as partículas são segregadas por tamanho, em nove estágios, variando de 16 a 0.06 micrômetros de diâmetro, utilizando-se filtros de PTFE. Após a amostragem, a extração dos compostos de interesse se deram através de um extrator acelerado por solvente ASE Dionex. Antes e após a amostragem os filtros foram pesados em balança analítica de ultraprecisão. As extrações foram realizadas individualmente a pressão de 160 bar e a temperatura de 100oC com tolueno. A acurácia do método foi determinada utilizando-se um material de referência padrão (CRM 1649a). Para a análise foi usado um cromatógrafo a gás modelo ICS-3000 (Dionex), com uma coluna CG ZB-624 30m x 0,32mm x 1,8µm (supelco). O volume injetado foi de 2µl no modo splitless. No momento estão sendo realizadas as análises cromatográficas dos filtros amostrados.

 

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