COPOLÍMEROS DERIVADOS DE ANIDRIDO MALEICO COMO ADITIVOS REDUTORES DO PONTO DE FLUIDEZ DE BIODIESEL
Aluno de Iniciação Científica: Thomas Mitchel Freires Baena (PIBIC/CNPq)
Curso: Engenharia Química
Orientador: Maria Aparecida Ferreira César-Oliveira
Co-Orientador: Angelo Roberto dos Santos Oliveira
Colaborador: Aline Silva Muniz
Departamento: Química
Setor: Ciências Exatas
Palavras-chave: biodiesel , ponto de fluidez , aditivos poliméricos
Área de Conhecimento: 10601007 - QUÍMICA ORGÂNICA
Pesquisas na área de combustíveis provenientes de fontes renováveis vêm conquistando uma importância cada vez maior devido à necessidade da substituição dos principais recursos energéticos atuais por alternativas de origens renováveis e menos prejudiciais ao meio ambiente. Uma opção de combustível renovável com grande potencial é o biodiesel, já implantado no consumo energético mundial. Atualmente o biodiesel tem como matéria-prima predominante o óleo de soja, mas também pode ser obtido de fontes alternativas tais como os óleos de palma, amendoim, girassol, entre outros, além da gordura animal. Apesar das vantagens na utilização destes combustíveis, seu uso ainda apresenta algumas limitações. Com a redução da temperatura ambiente, tanto o óleo diesel mineral quanto o biodiesel sofrem aumento de viscosidade e iniciam a cristalização. Para o biodiesel, a solidificação ocorre em temperaturas mais elevadas dificultando, assim, seu transporte e armazenamento, podendo inviabilizar sua utilização. Visando a solução desse problema, mais acentuado em regiões de baixas temperaturas, como as da região sul do Brasil, aditivos poliméricos vêm sendo desenvolvidos para reduzir o ponto de névoa (temperatura em que os cristais começam a ser formados) e o ponto de fluidez (temperatura na qual o combustível não é mais capaz de fluir). Com o objetivo de reduzir o ponto de névoa (CP) e o ponto de fluidez (PP) do biodiesel e de suas misturas com diesel de petróleo, estão sendo desenvolvidos aditivos da classe dos ésteres copoliméricos de cadeia longa compostos por maleato de alquila, metacrilato de alquila e comonômeros vinílicos. Para alcançar as características desejadas para um aditivo polimérico eficiente, o monômero metacrilato de metila foi primeiramente transesterificado e posteriormente copolimerizado com monômeros vinílicos e com anidrido maleico, este último sendo, por fim, esterificado. Os polímeros sintetizados foram caracterizados por FTIR e RMN de 1H e utilizados na avaliação do desempenho sobre as propriedades de fluxo a frio, por determinação dos valores de PP e CP de amostras puras e aditivadas de éster etílico de soja (EES) - B100 (biodiesel puro), B20 (20% de EES e 80% de petrodiesel), B5 (5% de EES e 95% de petrodiesel) e petrodiesel, com diversas concentrações de aditivo, na faixa de 25 a 1000ppm. Nos testes com o biodiesel etílico de soja, excelentes resultados foram obtidos com destaque para os aditivos TTMS1 que promoveu reduções de ponto de fluidez para -23ºC em B100 e -12 em B5 e para o TDM2 que apresentou um PP de -20ºC para B20.