CONCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR SOBRE ESCRITAS NUMÉRICAS DE NÚMEROS MULTIDÍGITOS
Aluno de Iniciação Científica: Patrícia Leal de Azevedo (PIBIC/UFPR-TN)
Curso: Pedagogia
Orientador: Neila Tonin Agranionih
Departamento: Teoria e Prática de Ensino
Setor: Educação
Palavras-chave: Escritas numéricas.. , Sistema de numeração decimal. , Formação de professores
Área de Conhecimento: 10100008 - MATEMÁTICA
O trabalho consiste na apresentação de um recorte da pesquisa “Concepções de acadêmicos do curso de Pedagogia da UFPR sobre escritas numéricas de números multidígitos” que tem como objetivo investigar o que acadêmicos do curso de Pedagogia da UFPR sabem sobre escritas numéricas de números multidígitos e conceitos relativos ao Sistema de Numeração Decimal. Situa-se numa proposta de pesquisa que objetiva ampliar e consolidar um espaço para discussão e aprofundamento de temas de interesse para o ensino e a aprendizagem da Área de Matemática e possibilitar a necessária articulação teoria-prática na ação pedagógica no processo de formação de professores, contribuindo para o aprimoramento da formação docente inicial e continuada. Parte do principio de que uma das características do perfil do futuro professor dos anos dos anos iniciais é, além do domínio de metodologias de ensino, o domínio dos conteúdos que irá ensinar. A pesquisa intenciona conhecer o que os futuros professores sabem sobre os conceitos referidos acima visando contribuir para o redimensionamento da disciplina de Metodologia de Ensino de Matemática nos cursos de Pedagogia. Focaliza concepções e hipóteses de duas acadêmicas participantes em uma situação didática com objetivo de identificar a escrita correta e ler números multidígitos. Os dados foram obtidos a partir de entrevista clínica, filmada e posteriormente transcrita para análise. Evidenciam-se dificuldades na identificação do número e na leitura numérica. A transcodificação numérica está fortemente presente dentre as hipóteses que sustentam a interpretação da escrita numérica. A identificação das classes no número é feita da esquerda para a direita, o que compromete a leitura. Classes representadas por zeros causam confusão e prejudicam a leitura. Há confusões sobre o papel dos zeros dependendo da posição que ocupam. Os dados preliminares apontam para a necessidade de aprendizado, por parte de ambas, das propriedades do Sistema de numeração decimal e de sua representação escrita.