INTERAÇÃO ENTRE EMBARCAÇÕES E BOTO-CINZA, SOTALIA GUIANENSIS (CETACEA, DELPHINIDAE) E ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS NA BAÍA DE PARANAGUÁ, PARANÁ

Aluno de Iniciação Científica: Évelyn Iurk (PIBIC/CNPq)
Curso: Oceanografia - Pontal do Paraná
Orientador: Camila Domit
Departamento: Centro de Estudos do Mar
Setor: Ciências da Terra
Palavras-chave: Interação-com-embarcações , Respostas-comportamentais , Sotalia guianensis
Área de Conhecimento: 10000003 - CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Devido ao habito costeiro, o boto-cinza é afetado por atividades antrópicas, as quais podem causar distúrbios de curto e longo prazo nas populações. As atividades portuárias são responsáveis por impactos sobre a espécie, tais como a poluição acústica e química, entretanto, na área do porto de Paranaguá os botos-cinza são frequentemente avistados ao longo do ano. Este estudo objetivou responder os padrões atuais de uso da área portuária e adjacências pelo boto-cinza, verificar as interações deste com as embarcações que trafegam na área do porto e analisar as alterações comportamentais decorrentes dessas interações. Para isso foram identificados os tipos de embarcações, distância de aproximação dos botos e as velocidades relativas que causam maiores mudanças comportamentais. O estudo foi conduzido mensalmente seguindo um transecto pré-estabelecido e abrangendo três subáreas: bacia de evolução, canal de navegação e berços portuários. São realizadas seis expedições a campo por estação do ano, cada uma com esforço de até seis horas. Para a amostragem foi utilizado um misto do método “grupo focal” e “amostragem sequencial”,sendo a frequência coletada em sessões de cinco minutos. Para dados comportamentais foram analisados eventos referentes à alimentação e deslocamento, já para a análise das interações foram utilizadas classes de respostas comportamentais positivas e negativas. Em 10 expedições a campo realizadas entre Agosto/2011 e Junho/2012 o esforço amostral total foi de 40h83m, sendo a observação efetiva de 13h19m. Os botos foram avistados na área em todos os dias amostrados. Durante as observações, 342 embarcações em movimento foram registradas utilizando a área. Dentre elas, 19 navios, 157 barcos com motor de popa, 125 com motor de centro e 41 de motor turbinado. O número de interações observadas correspondeu a 94, sendo 70,21% com embarcações de motor de popa, 19,14% de centro e 9,57% turbinados. A resposta comportamental mais observada durante interações foi a de Permanência (48,83%), seguida pelo Surf (20,93%), sendo ambas consideradas positivas. No entanto, o Afastamento da área inicial também foi frequente (37,20%) e é classificado como resposta negativa. Foi observada diferença nas estratégias de pesca e nas respostas comportamentais dos botos entre as três subáreas amostradas. A permanência dos botos na área pode ocorrer devido a habituação dos animais ao ambiente impactado, entretanto, este comportamento não exclui a possibilidade do abandono da área a longo prazo e alterações na saúde dos animais.

 

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