A INFLUÊNCIA DOS MERCADOS INSTITUCIONAIS NA CONSTRUÇÃO DE CIRCUITOS DE COMERCIALIZAÇÃO PARA PRODUTOS ORGÂNICOS

Aluno de Iniciação Científica: Ivana Emy Iwamura (PIBIC/CNPq)
Curso: Agronomia
Orientador: Paulo André Niederle
Co-Orientador: Luciano de Almeida
Colaborador: Maria Otávia Loureiro, Carolina Mergen, André Gabardo
Departamento: Economia Rural e Extensão
Setor: Ciências Agrárias
Palavras-chave: produção orgânica , agricultura familiar , comercialização
Área de Conhecimento: 10000003 - CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

O objetivo desse trabalho é analisar a interação entre dois diferentes circuitos de troca: os mercados diretos representados pelas feiras livres e os mercados institucionais representados pelos programas de compra governamental de produtos da agricultura familiar (Programa de Aquisição de Alimentos - PAA). O foco está no entendimento dos efeitos causados pelo mercado institucional, no desenvolvimento de outros canais de comercialização, como as feiras orgânicas, que possuem um diferencial socioambiental nos produtos. A partir do estudo realizado com o grupo agricultores ecologistas Dois Pinheiros, do município de Rio Branco do Sul, região metropolitana de Curitiba, a pesquisa mostra como ocorre a “comunicação” desses dois mercados e quais os seus conflitos. Primeiramente, a pesquisa contou com o acompanhamento regular em reuniões mensais dos agricultores (observação participante) e visitas periódicas às propriedades. Em seguida, realizamos entrevistas abertas com técnicos e agricultores, tendo como foco o tema da operacionalização dos mercados institucionais e suas implicações para a organização das feiras. Foram realizadas sete entrevistas no mês de julho de 2011, a partir da quais se construiu um questionário estruturado. Esse questionário foi aplicado a onze agricultores do grupo que entregam seus produtos para o PAA e que também são responsáveis pela realização das feiras livres. Os questionários abordaram aspectos socioprodutivos das propriedades, mecanismos de comercialização, acesso a políticas públicas e organização social dos agricultores, o que nos ajudou a quantificar informações para estudo. Os resultados demonstram que o PAA é responsável por um conjunto de políticas estruturantes, com a função de reduzir a pobreza rural, exercendo um papel indispensável na distribuição de alimentos para grupos socialmente mais vulneráveis. Além disso, o Programa possui grande importância no incentivo da produção orgânica, o que também estimula a diferenciação de preços. Conclui-se que como resultado da política, há uma diminuição da pobreza, melhora da qualidade de vida no meio rural, agregação de valor aos produtos, incentivo ao trabalho em sistemas produtivos mais sustentáveis, bem como o incentivo para a ampliação da produção de alimentos para o autoconsumo. Ao considerar o acesso a este novo mercado, que de certa forma promove certa segurança econômica aos produtores, a demanda em diversidade, volume e periodicidade para os outros canais de comercialização passam a não ter tanta importância como antes, o que ocasiona algum nível de concorrência entre os circuitos de comércio.

 

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