GESTÃO DA QUALIDADE DOS ALIMENTOS NOS ARMAZÉNS DA FAMÍLIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DO ABASTECIMENTO

Nome do Coordenador: Márcia Aurelina de Oliveira Alves
Setor do Coordenador: Setor de Ciências da Saúde
Departamento do Coordenador: Nutrição
Nome do Vice-Coordenador: Sila Mary Rodrigues Ferreira

Alunos Bolsistas: Cintia Beatriz Consul Darth, Erika Ayumi Assakura, Priscilla Peixoto Policarpo da Silva, Talita Bini Pigato </stron
Alunos Voluntários:
Docentes Participantes: Márcia Aurelina de Oliveira Alves, Sila Mary Rodrigues Ferreira
Técnicos Participantes: Jair José de Lima, Lindamir Tomczak Túllio
Participantes Externos: Maria Augusta Gomes
Área Temática: Saúde
Palavras-chave: Controle de qualidade, análise físico química, armazéns da família

Os Armazéns da Família e o Mercadão Popular são programas sociais que fazem parte da Secretaria Municipal do Abastecimento de Curitiba (SMAB) e tem como objetivos garantir que os alimentos cheguem, com preços mais acessíveis, às populações carentes. Estes programas oferecem gêneros alimentícios e produtos de higiene e limpeza a preços em média 30% menores do que em outros mercados à população com renda de até R$1.395,00 e às entidades sociais habilitadas pela Fundação de Ação Social. São 33 armazéns no total, 1 unidade móvel (ônibus) e 9 armazéns metropolitanos. Todos os cadastrados podem fazer compras em qualquer um dos armazéns localizados na cidade. O objetivo proposto por este projeto de extensão é auxiliar a SMAB no Setor de Controle de Qualidade e assegurar a qualidade dos alimentos e produtos de higiene e limpeza comercializados. Este controle ocorria através da compatibilidade dos produtos com o edital de compras, com as características sensoriais (no caso de alimentos), parâmetros físico-químicos, análises de rotulagem, de embalagem, de registros e verificação nos sites da ANVISA e MAPA dos registros. Após as análises, eram emitidos laudos de qualidade satisfatória ou insatisfatória referentes a tais testes. Todos os procedimentos foram realizados de acordo com a legislação vigente para cada produto. Visitas aos armazéns foram realizadas semanalmente com o objetivo de verificar as condições em que os produtos estavam sendo armazenados e expostos à venda. Como resultados, pode-se verificar uma diminuição das reclamações e aumento do índice de satisfação dos consumidores. Entender e observar a importância dos alimentos industrializados disponíveis para consumo estarem dentro das legislações vigentes e, sobretudo, verificar a importância de um Setor específico para o Controle de Qualidade dos alimentos que são comercializados nestes locais. Além disso, este projeto possibilitou aos bolsistas entenderem as relações próximas e de indissociabilidade entre o ensino e a extensão através da interação de diversas disciplinas com a rotina diária e as atividades desenvolvidas no local onde foi realizado o projeto de extensão.

 

Protocolo: 3127
Registro PROEC: 713/12