SEMEANDO INCLUSÃO SOCIAL

Nome do Coordenador: Ana Paula de Pereira
Setor do Coordenador: Setor de Ciências da Saúde
Departamento do Coordenador: Psicologia
Nome do Vice-Coordenador: Danielle Caldas Bufara Rodrigues

Alunos Bolsistas: Aparecida de Camargo, Caroline Bazzani Dranka, Matheus Eduardo Rodrigues, Tatiana Proença Isleb, Paula Rubio Vilar, Erica Fedato, Victor Medeiros
Alunos Voluntários:
Docentes Participantes: Ana Paula de Pereira, Danielle Caldas Bufara Rodrigues, Claudia Rocco
Técnicos Participantes: Angela Nogaroli, Marilene Puppi, Marize Zonta
Participantes Externos: Henriqueta Duarte, Maria Leonor Mello de Macedo, Zelia Pizzato
Área Temática: Saúde
Palavras-chave: Paralisia cerebral, inclusão social, necessidades especiais

Paralisia Cerebral é a quarta entidade mais freqüente na prática neuropediátrica, chega acometer 2 crianças em 1000, cursa com déficits motores variáveis e pode estar associado à deficiência mental, alteração da fala, epilepsia, transtornos psiquiátricos e distúrbios de aprendizagem. Os avanços no atendimento a crianças gravemente enfermas propiciaram maiores chances de sobrevida a esta população e estes indivíduos possuem sobrevida semelhante à população em geral, sendo importante melhorar sua capacidade funcional e a qualidade de vida. A toxina botulínica tem sido utilizada em crianças e adolescentes, tendo possibilitado maiores chances de treinos funcionais nesta população. Este é um recurso de alto custo e para a otimização de sua ação é fundamental a inserção da criança e sua família em um programa de reabilitação. O projeto visa fornecer atendimento neuropediátrico, ortopédico, neuropsicológico, fisioterápico e nutricional aos pequenos portadores de deficiência motora através de consultas especializadas, tratamento com toxina botulínica e inclusão, conforme a nescessidade individual da criança e do cuidador em grupos de suporte psicoterápico, fisioterapia, terapia ocupacional, esportes e musicalização. A entrada dos indivíduos no programa se faz através de atendimentos médicos específicos, e avaliações pela neuropsicologia, fisioterapia e terapia ocupacional que fornecem um perfil de áreas com potencial de intervenção e possibilitam a seleção de metas principais e secundárias para cada indivíduo. A melhora na função motora e estratégias de adaptação ao meio resultarão em maior independência para atividades da vida diária e, conseqüentemente, melhora na Qualidade de Vida (QV) da Criança e Adolescente com Paralisia Cerebral e Injuria Adquirida. O projeto CUIDANDO DO CUIDADOR visa conhecer os cuidadores desta população, suas angústias e expectativas utilizando reuniões interativas com profissionais das diversas áreas com intuito de esclarecer todas as dúvidas inerentes à condição dos pacientes, metas possíveis e reais a cada caso e esclarecimentos sobre os recursos terapêuticos utilizados. O projeto MÚSICA&COGNIÇÃO funciona como forma de estimulação neurossensorial, podendo cada uma delas adaptar-se a indivíduos com diferentes acometimentos e possibilitar uma janela de comunicação que poderá abrir caminho para outras aprendizagens, inclusive formais, como a alfabetização. Em todas as etapas existem avaliações iniciais e finais, com intuito de verificar os benefícios e ganhos obtidos pelos pacientes e, conseqüentemente, justificar estas indicações. Os resultados destas avaliações e intervenções poderão ser divulgados em eventos científicos e publicados em periódicos nacionais e internacionais.

 

Protocolo: 3113
Registro PROEC: 073/08