OFICINAS PEDAGÓGICAS

Nome do Coordenador: Lígia Regina Klein
Setor do Coordenador: Setor de Educação
Departamento do Coordenador: Planejamento e Administração Escolar
Nome do Vice-Coordenador: Carmen Sá Brito Sigwalt

Alunos Bolsistas: Jucélia Catarina Buracoski (PROEC), Regiane Santos Tanner (PROEC), Renata Gueno (Ações Afirmativas/Fundação Araucária), Vanessa Cristiane Correa
Alunos Voluntários: Vinicius Silva Rodrigues dos Santos
Docentes Participantes:
Técnicos Participantes:
Participantes Externos:
Área Temática: Educação
Palavras-chave: Alfabetização, Letramento, Ludicidade

O Projeto Oficinas Pedagógicas surgiu em 2009 com o objetivo de contribuir para um melhor desenvolvimento da aprendizagem dos alunos nas áreas da leitura e da escrita. Por meio do lúdico, procura-se estimular a sensibilidade e a criatividade dos alunos, bem como tornar prazerosa a participação na leitura e escrita e o fazer das atividades, que devem proporcionar a alfabetização e o letramento dos alunos. Isso, consequentemente, influi na percepção, ampliando a visão de mundo e contribuindo para o desenvolvimento do intelecto e da autonomia deles. Neste ano, o projeto concretiza-se na Escola Municipal Jardim das Graças, situada no Município de Colombo, com alunos de 2º ano que possuem dificuldades de aprendizagem nas áreas de leitura e escrita, tendo por finalidade melhorar a aprendizagem, por meio de atividades que os levem a uma reflexão e ao entendimento de que a leitura e a escrita são fontes de informações, de prazer e de conhecimentos. Na universidade acontecem encontros semanais nos quais são estudados textos sobre alfabetização, letramento e ludicidade que possibilitam aos bolsistas momentos de trocas de experiências. Desta forma, o projeto busca colaborar com a redução das dificuldades de aprendizagem dos alunos e contribuir para o diálogo entre a universidade e a comunidade escolar. Este diálogo ocorre porque as aprendizagens adquiridas na universidade são colocadas em pratica no projeto extensionista, ao mesmo tempo as dificuldades que encontramos na escola são trazidas para a universidade a fim de procurar caminhos para a sua compreensão. O trabalho se opera nas quartas-feiras no período da manha e nas quintas-feiras à tarde, em período de contraturno dos alunos (manhã e tarde), com uma proposta de atividades diferenciadas e que dão ênfase ao lúdico. Também são realizados encontros mensais com a professora regente dos alunos com o objetivo de explicitar as atividades trabalhadas com os alunos, discutir sobre os resultados obtidos até o momento. Verifica-se um maior envolvimento, interesse e concentração do aluno, quando a atividade envolve o lúdico, seja quando se realizam jogos, seja quando se faz leitura de livros, nesse caso, inclusive, verifica-se também um estímulo da criatividade e da curiosidade. Assim como verifica-se um progresso no processo de aprendizagem dos alunos.

 

Protocolo: 3107
Registro PROEC: 113/12 A