BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO BIOPSICOSSOCIAL

Nome do Coordenador: Marília Pinto Ferreira Murata
Setor do Coordenador: Setor Litoral
Departamento do Coordenador: Campus Litoral
Nome do Vice-Coordenador: Afonso Takao Murata

Alunos Bolsistas: Amanda Olegário Albuquerque, Emily Bahuer, Thais Akemy Higushi.
Alunos Voluntários: Bruno dos Santos Silva, Carolina de M. Oliveira, Daniela Clarissa Bazanella, Fabiele de Souza Martins, Hellaine S. Thozolino, Marciele Magna Kapusc
Docentes Participantes: Afonso Takao Murata e Marília Pinto Ferreira Murata 
Técnicos Participantes:
Participantes Externos:
Área Temática: Educação
Palavras-chave: desenvolvimento biopsicossocial, brinquedos, acessibilidade

As atividades lúdicas apresentam grande potencial para estimular o desenvolvimento de aspectos cognitivos, afetivos e sociais, em qualquer etapa da vida do ser humano. Tendo em vista este fato, este projeto tem por objetivo desenvolver estratégias e ações voltadas para a estimulação psicomotora, cognitiva, emocional e da sociabilidade de crianças e idosos. As estratégias envolvem atividades lúdicas e artísticas, adaptação de práticas e materiais, produção de material lúdico para desenvolver e/ou estimular as capacidades e o desenvolvimento integral dos envolvidos. Para tanto, realiza diagnóstico participativo junto às comunidades parceiras a fim de levantar as ações já desenvolvidas, conhecimentos anteriores, capacidades e/ou dificuldades relacionadas ao desenvolvimento dos mesmos, que subsidiam as ações a serem desenvolvidas. Estas, por sua vez, envolvem o planejamento e a execução de atividades de estimulação que estejam de acordo com os pontos levantados. As estratégias implementadas buscam envolver as pessoas que atuam junto a estes segmentos populacionais e os estudantes para ampliar as possibilidades de formação/capacitação e com vistas à autonomia e continuidade das ações. Ainda neste sentido, professores, cuidadores e estudantes participam de todas as etapas do trabalho (planejamento, realização e avaliação), o que também possibilita visualizar novas formas de atuação, trocas de experiências, integração entre os participantes, adequação e significação das ações, envolvimento e comprometimento de todos os participantes. Este projeto desenvolve ainda, ações em conjunto e/ou de forma complementar com os outros projetos vinculados ao Programa Acessibilidade e Inclusão: Semeando Arte, de forma a possibilitar maior abrangência das ações, complementaridade, interdisciplinaridade e integração. As ações são desenvolvidas tendo também em vista o processo de formação dos estudantes envolvidos, proporcionando inserção e vivências práticas junto à comunidade, articulação ensino-pesquisa-extensão, reflexão e análise, trocas de experiências, atuação social e formação com base em múltiplos fatores, condições básicas para a sua formação integral. As demandas geradas a partir das necessidades de formação possibilitaram a realização de cursos de capacitação, oficinas, módulo optativo e pesquisa relacionada à temática da extensão. O projeto buscou ainda socializar os conhecimentos produzidos, através da divulgação de seus resultados em congressos de reconhecida importância para o crescimento e desenvolvimento da extensão universitária. Desta forma, as ações desenvolvidas têm cumprido seu papel junto ao grupo parceiro e comunidade acadêmica.

 

Protocolo: 3063
Registro PROEC: 101/11 A