UNIVERSIDADE ABERTA DA MATURIDADE

Nome do Coordenador: Marília Pinto Ferreira Murata
Setor do Coordenador: Setor Litoral
Departamento do Coordenador: Campus Litoral
Nome do Vice-Coordenador: Afonso Takao Murata

Alunos Bolsistas: Amanda Olegário Albuquerque, Carlos Alberto Porto, Emily Bahuer, Fernanda de Amo Moriggi, Franciele C. Ferreira de Souza, Helusa Hellen Seccon, Gle
Alunos Voluntários: Ana Clara G. Costa, Bruno dos Santos Silva, Camila Lopes Teodoro, Carolina de M. Oliveira, Cintia de Souza Rodrigues, Daniela Clarissa Bazanella, F
Docentes Participantes: Afonso Takao Murata, Marília Pinto Ferreira Murata, Vera Lúcia Israel.
Técnicos Participantes:
Participantes Externos:
Área Temática: Educação
Palavras-chave: qualidade de vida, desenvolvimento humano, inclusão

O desenvolvimento integral das pessoas em seus aspectos biopsicossociais e a promoção da qualidade de vida tem sido alvo de trabalhos e discussões desde a década de 90 e a realidade da população que vive no Litoral Paranaense, com alguns dos índices de desenvolvimento humano mais baixo do Estado, delinearam um contexto que estimulou a inserção na comunidade local, a concepção e as primeiras proposições do atual Programa de Extensão "Acessibilidade e Inclusão: Semeando Arte", cujo principal objetivo é desenvolver ações voltadas para a promoção da qualidade de vida, inclusão e desenvolvimento integral das pessoas atendidas pelo programa. As ações de extensão envolvem a formação e capacitação de profissionais/funcionários que trabalham nos locais de atuação e dos estudantes envolvidos no projeto e também intervenção junto às crianças, jovens, adultos e idosos que as freqüentam. Atua por meio de projetos que trabalham a estimulação do desenvolvimento infantil em seus aspectos biopsicossociais e culturais; da funcionalidade e qualidade de vida; ações relativas à agroecologia e meio ambiente e intervenções psicomotoras como meio para estimular crianças com riscos de atraso ao desenvolvimento, em situação de vulnerabilidade ou com necessidades especiais e idosos institucionalizados. As estratégias de ações envolvem a avaliação das necessidades do público de abrangência do programa para subsidiar as intervenções; produção de material lúdico; montagem de horta fitoterápica, adequações paisagísticas dos espaços físicos, educação ambiental e defesa dos direitos humanos; atividades psicomotoras, lúdicas e estratégias que estimulem o desenvolvimento, a funcionalidade motora e melhorem a qualidade de vida e a saúde de crianças e idosos institucionalizados. Busca-se constantemente a integração com a comunidade parceira, que participa em todos os momentos das ações, desde sua definição, execução e avaliação. Com base nisso e a fim de promover aproximação da universidade com a comunidade, integração do público-alvo e comunidade universitária, bem como, divulgar informações e conhecimentos são realizados encontros integrativos e/ou eventos em que os integrantes do projeto, juntamente com a comunidade parceira realizam atividades em formato de oficinas, atividades culturais e artísticas. Além disso, todas as ações realizadas buscam oportunizar aos estudantes atividades formativas que possibilitem uma formação integral, que articule ensino, pesquisa e extensão. As ações desenvolvidas pelo programa de extensão possibilitaram trocas de experiências com a comunidade atendida, bem como, aprimoramento do relacionamento interpessoal, pensamento crítico, além de vivenciar a realidade sócio-educacional dos participantes.

 

Protocolo: 3058
Registro PROEC: 101/11