PASSANDO A BOLA! SOCIALIZAÇÕES ESPORTIVAS NO LITORAL

Nome do Coordenador: Luis Eduardo Cunha Thomassim
Setor do Coordenador: Setor Litoral
Departamento do Coordenador: Campus Litoral
Nome do Vice-Coordenador: Leoncio José de Almeida reis

Alunos Bolsistas: Alexandre Bruno S. de Oliveira, Cleverson Neckel dos Santos, Tatiana Ramos
Alunos Voluntários: Gustavo Patruni, Camila Rosa dos Nascimento
Docentes Participantes: Luis Eduardo Cunha Thomassim, Leoncio José de Almeida Reis
Técnicos Participantes:
Participantes Externos:
Área Temática: Educação
Palavras-chave: esportes, socialização, crianças e adolescentes

Apesar de uma crescente oferta de programações para crianças no contra-turno escolar, ainda são ambíguas as finalidades e sentidos que tem muitas destas ações. O volume de projetos esportivos ofertados não tem indicado uma ampliação efetiva do acesso de crianças ao esporte. Mesmo quando o acesso ocorre, ele não tem se consolidado no exercício do direito de praticar esportes, seja pela descontinuidade das programações esportivas, seja pela abordagem metodológica utilizada. Nesse sentido, esse projeto tem por objetivo propiciar socializações esportivas, através de oficinas de modalidades de esportes coletivos, às crianças em idade correspondente ao ensino fundamental, moradoras da cidade de Matinhos/PR. Busca-se, especificamente, contribuir para uma ampliação de saberes técnico-táticos referentes aos esportes coletivos dos participantes; estimular as trocas culturais entre os participantes, bem como reflexões sobre condutas, atitudes e relações sociais; e contribuir com a formação de acadêmicos da UFPR Litoral a partir do contato e do reconhecimento do cotidiano de crianças da cidade. Além da especificidade de sua ação pedagógica com o esporte, o projeto fundamenta-se na busca de articulação com demais ações de extensão e sociais cujo impacto buscam ultrapassar suas áreas particulares de atuação, em benefício do desenvolvimento territorial. Com base em metodologias participativas de diagnóstico e planejamento, pretende-se envolver atores externos a universidade também nas decisões a respeito da implantação e programação do Projeto. Neste sentido, algumas ações iniciais do projeto envolvem contatos e reuniões com a rede de instituições públicas que atuam junto às crianças. Igualmente, seguindo perspectivas teóricas emergentes, pretende-se tomar as próprias crianças como partícipes do processo de diagnóstico e planejamento do Projeto. Desenvolvendo-se me três etapas subsequentes, espera-se obter como resultado, primeiro, a nucleação das crianças, a partir de seus interesses, vínculos e acessibilidade, em "núcleos pedagógicos esportivos". Consolidada a nucleação, pretende-se implementar a fase das primeiras oficinas, com duração de quatro meses contínuos com os mesmos grupos de participantes. Na etapa terceira, além de momentos de avaliação e de levantamento de novos participantes, serão reorientadas as atividades para uma a segunda fase de oficinas, desenvolvidas nos próximos quatro meses. No momento, o projeto encontra-se na primeira etapa: com base em diagnóstico inicial, está em andamento o processo de nucleação dos participantes.

 

Protocolo: 3039
Registro PROEC: 701/12