A CONSCIÊNCIA POLÍTICA E ECONÔMICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE PA
Nome do Coordenador: Mayra Taiza Sulzbach
Setor do Coordenador: Setor Litoral
Departamento do Coordenador: Não definido
Nome do Vice-Coordenador: Daniela Resende Archanjo
Alunos Bolsistas: Lucia Regina Costa, Priscila Portz
Alunos Voluntários: Luiz Fernando Zelinski da Silva, Manuel Fabrício dos Santos Neto, Nágila Cristina Alves e Rosilaine Vinharski
Docentes Participantes: Marcos Luiz Filippin, Rodrigo Sonoda e Valdir Frigo Denardin
Técnicos Participantes:
Participantes Externos: Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Paranaguá
Área Temática: Direitos Humanos e Justiça
Palavras-chave: PETI, Emancipação Política e Econômica, Educação Formal
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI de Paranaguá está localizado na comunidade de Santa Maria, comunidade em que se observa a aproximação das crianças e adolescentes com o trabalho. Estes tendem a não freqüentar a escola, comprometendo-se a auxiliar seus pais na promoção da renda familiar através da coleta de recicláveis no lixão de Paranaguá. O Programa atualmente atende a aproximadamente quarenta crianças e adolescentes. Tendo em vista a aproximação das crianças inclusas no PETI com o trabalho infantil, torna-se perceptível a necessidade de trabalhar a questão da erradicação do trabalho infantil, não apenas com as crianças, como também com os familiares destas. Uma das proposições deste Projeto ocorre junto às crianças e adolescentes especialmente no que tange ao repasse dos conhecimentos sobre: direitos humanos; representatividade política e sistema eleitoral; modelo de produção capitalista e a competitividade; economia solidária e cooperativismo e; fortalecimento de vínculos culturais e comunitário. A escolha dos temas tem como objetivo auxiliá-los na tomada de decisões e a se tornarem agentes transformadores da realidade ao qual estão inseridos. Considera-se que a comunidade é fonte disseminadora do conhecimento, influenciando seus familiares e amigos na tomada de decisão. Espera-se que estes possam ser conscientes sobre a escolha de seus representantes políticos, bem como se sintam incluídos na sociedade de forma a reivindicar seus direitos e exercer seus deveres expressos constitucionalmente. O Projeto envolve também ações com os responsáveis pelas crianças e adolescentes do PETI, auxiliando na promoção da emancipação política destes, bem como na responsabilidade destes pela educação formal de seus filhos. À medida que as interações ocorrem há a troca de conhecimentos, entre os alunos universitários e a comunidade, ou seja, a extensão promovendo a interação e reflexão para resolução de problemas, contribuindo, outrossim, para o surgimento de novos objetos de estudo.