PROJETO MUSEU PARA TODOS – AÇÕES EDUCATIVAS E INCLUSIVAS DO MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA DA UFPR
Nome do Coordenador: Márcia Cristina Rosato
Setor do Coordenador: PROEC
Departamento do Coordenador: Não definido
Nome do Vice-Coordenador: Laura Perez Gil
Alunos Bolsistas: Caroline Dal'maso Bogo, Daniel Freire da Silva, Gabriela Barchechen Luiz, Lorena Fernanda de Oliveira Silva, Marcos Roberto Pisarski Júnior, Tician
Alunos Voluntários:
Docentes Participantes: Laércio Brochier, Laura Perez Gil, Miguel Alfredo Carid Naveira.
Técnicos Participantes: Maria Otávia D'Almeida, Douglas Fróis, Ana Luisa Mello NAscimento.
Participantes Externos: Andréia Baia Prestes, Diele Fernanda Pedrozo.
Área Temática: Educação
Palavras-chave: Educação, museu, inclusão social
Desde o ano de 2008, a partir do uso das Caixas Didáticas, o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR vem realizando ações de cunho educativo e inclusivo em seus espaços expositivos. Estas ações vieram a se consolidar com a criação institucional do Setor de Ações Educativas, no ano de 2009, e com o desenvolvimento de Projetos de Extensão que possibilitou estabelecer uma equipe de trabalho multidisciplinar que atua no desenvolvimento das atividades que constituem a materialidade das ações educativas. Através de uma equipe multidisciplinar formada por alunos bolsistas de graduação da História, Ciências Sociais, Psicologia, Pedagogia e Artes Visuais, a qual trabalha tanto na pesquisa como na produção de novos kits didáticos, jogos e brincadeiras lúdico-pedagógicas ligadas às áreas temáticas do MAE (Arqueologia, Etnologia Indígena e Cultura Popular), e ainda produzindo textos, vídeos e documentários temáticos com apoio dos Coordenadores de Área do MAE. Todos estes produtos são utilizados em oficinas nas Sedes do MAE, em Curitiba e Paranaguá, e podem também ser utilizados por professores em escolas, servindo, assim, como ferramenta de apoio ao docente para apresentação de temas do currículo escolar de certas disciplinas, como a história, artes, sociologia, dentre outras. Essa equipe, composta de estudantes com conhecimento técnico e acadêmico multidisciplinar e direcionado para os interesses do projeto, corroboraram de forma fundamental para a realização das ações de cunho educativo em suas diversas frentes, propiciando um atendimento de qualidade ao público do Museu, composto fundamentalmente por estudantes de ensino fundamental e médio. Além disso, vale notar que, desde o início as atividades promovidas no MAE tiveram caráter inclusivo, atendendo a espaços tais como o Instituto Paranaense de Cegos, a Escola Vívian Marçal, (destinada a deficiências neuro-motoras), e abrigos de crianças e adolescentes afastados da família biológica. Além disso, percebe-se que se trata de uma via de mão dupla, pois que os estudantes envolvidos tiveram um ganho considerável no que diz respeito à sua formação nas áreas de inclusão, acessibilidade, educação, dentre outras. Com isso, ampliou-se, em número e qualidade, os produtos ofertados pelo MAE no âmbito das Ações Educativas e Inclusivas, possibilitando assim, maior proximidade com nosso público, bem como a oportunidade de atingir de forma mais abrangente a comunidade circundante.