PROJETO DE CONTROLE DE ZOONOSES E DA POPULAÇÃO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS NA ILHA DO MEL E LITORAL PARANAESE
Nome do Coordenador: Antonio Waldir Cunha da Silva
Setor do Coordenador: Setor de Ciências Agrárias
Departamento do Coordenador: Medicina Veterinária
Nome do Vice-Coordenador: Alexander Welker Biondo
Autores: Célia Regina Tkacz , Daniele Von Kruger Amaral , Gabriela Maffezzolli , Giancarlo Negro , Hendyel Aparecida Pacheco , Jéssica Giordana de Pádua Formigoni , Larissa Wünsche Risolia , Lucas Stathacos e Castella , Marcela Sigolo Vanhoni , Nathalie Silva Algayer , Ricardo Ramos de Mello Nissen , Viviani Bontorin
Para a realização desta, foram envolvidos os alunos do projeto, a coordenadora Daniele Amaral, o professor coordenador Antonio da Cunha, funcionários da universidade e da prefeitura e professoras e alunos das escolas do município envolvido. Esta atuação foi feita em parceria com a Prefeitura Municipal de Antonina, Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação. A ação foi direcionada aos alunos de 1º a 4º série de dez escolas municipais e consistiu na realização de palestras e na passagem do vídeo “Fulaninho, o cão que ninguém queria”. Foram realizadas perguntas após a exposição do conteúdo para avaliar a sua fixação. Foi então proposto o concurso “Veterinário Mirim” que consiste na realização por parte dos alunos, de um material em forma de desenho ou produção escrita, que teve como tema uma frase relacionada aos assuntos trabalhados. Desta forma foi possível avaliar o resultado obtido da conscientização através deste método. Os trabalhos foram avaliados previamente pelas professoras das respectivas escolas e então, os melhores destes foram enviados aos participantes do projeto para uma última seleção. Os alunos com os melhores trabalhos foram contemplados com uma camiseta do projeto, uma visita ao Hospital Veterinário da UFPR e um lanche para o período de estadia. Esperamos que este seja apenas um método de inserção deste conteúdo nas escolas, para que as mesmas possam trabalha-lo de maneira autônoma no futuro. Pôde ser avaliado o retorno deste método através do próprio concurso, pois a partir dos trabalhos percebemos que foi difundido o conhecimento em favor da melhoria da população. Acreditamos que com medidas como esta nós possamos ajudar a desenvolver a consciência destes alunos para que se tornem adultos responsáveis com seus animais de estimação e com a saúde da população. Os acadêmicos envolvidos puderam trocar experiências, valores, costumes e conhecimento, cumprindo assim o papel da extensão universitária.