RECRIANDO HISTÓRIAS

Nome do Coordenador: Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia
Setor do Coordenador: Setor de Educação
Departamento do Coordenador: Teoria e Prática de Ensino
Nome do Vice-Coordenador: Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt

Alunos Bolsistas: Luiz de Jesus Egues, Ruan Carlos Barbosa, Thiago Evaldo Rosa
Alunos Voluntários: Anne Cacielle da Silva, Cassia Renata Scherer Lino, Caroline Christina Serpa
Docentes Participantes:
Técnicos Participantes:
Participantes Externos: Jussara Braga, Marcia Araujo
Área Temática: Educação
Palavras-chave: Didática da História, Produção de livcros didáticos, Formação continuada de professores

Desenvolvido desde 1997, o Projeto Recriando Histórias busca novas formas de ensinar História para crianças e jovens. Toma como princípios norteadores: a História como estudo da experiência humana no tempo (THOMPSON, 1981); o uso de documentos em estado de arquivo familiar (ARTIÈRES,1998); a literacia histórica (LEE, 2006) e a formação da consciência histórica (RÜSEN, 2001) como objetivo do Ensino de História. Tem como objetivos contribuir para o desenvolvimento profissional de professores do sistema público de ensino; a produção de materiais de ensino de História destinados ao uso com alunos das séries iniciais do ensino fundamental; desenvolver investigações sobre possibilidades teórico-metodológicas para ensinar a ler e a escrever em História. Nesse sentido, o Projeto é um espaço de articulação das funções de ensino, pequisa e extensão, possibilitando aos bolsistas um conjunto de atividade que fortalecem sua formação para a atuação em sua área profissional, neste caso particularmente com vistas à atuação como professores na Escola Básica. Do ponto de vista metodológico, busca envolver a comunidade escolar, especialmente alunos e professores de quarto do ensino fundamental, na coleta de documentos que se encontram em estado de arquivo familiar. A partir dos documentos coletados, são elaboradas colaborativamente atividades didáticas para ensinar História, as quais são apresentadas e discutidas em encontros mensais de formação continuada, coordenados pela Universidade e pela Secretaria Municipal de Educação da localidade. Os resultados das atividades e os documentos coletados são selecionados, classificados e organizados para compor um livro didático. Em 2010/11 foi desenvolvido no Município de São José dos Pinhais. Atualmente o projeto nesta localidade está em fase de conclusão, com a publicação de um livro de apoio para as aulas de História nas séries iniciais do ensino fundamental. Também se encontra em fase de produção um arquivo virtual para organizar e disponibilizar o acervo completo do projeto no site www.recriandohistorias.ufpr.br.

 

Protocolo: 2825
Registro PROEC: 312/02