GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Nome do Coordenador: Rogério Goulart da Silva
Setor do Coordenador: Setor de Ciências Biológicas
Departamento do Coordenador: Educação Física
Nome do Vice-Coordenador: Maria Regina Ferreira da Costa
Alunos Bolsistas: Raphael Alexandre Borato de Almeida, Robisson Gabriel Dziedicz, Suellen Senna (Bolsistas Extensão), Felipe Augusto Alves, Luiz Felipe Andrade da Rosa (bolsistas Ações Afirmativas)
Docentes Participantes: Maria Regina Ferreira da Costa, Rogério Goulart da Silva
Técnicos Participantes:
Participantes Externos: Carmela Bardini, Maira Makley Dal Sant Hara
Área Temática: Educação
Palavras-chave: Relações de gênero, sexualidade, Educação Física

Gênero e sexualidade na Educação Física tem como objetivo trabalhar as práticas corporais enfocando as relações de gênero e sexualidade no que se refere à feminilidade, masculinidade, homofobia, estereótipos de gênero, diversidade sexual, etc. Desenvolvemos o projeto em três (3) escolas públicas de Curitiba de educação infantil e ensino fundamental. O propósito é tratar os conteúdos, metodologia desde o viés do reconhecimento das diferenças (habilidades, interesses, possibilidades metodológicas) e questionar a exclusão/segregação, bem como as metodologias tradicionais que, muitas vezes, não possibilitam a participação de todos/as nas aulas, pois é comum a realização de aulas mistas em momentos separados de acordo com o sexo, habilidade, etc. A metodologia, portanto, envolve o estudo e sistematização das questões emergentes referentes às temáticas que são discutidas no grupo para o planejamento dos conteúdos e métodos enfocando a diversidade e diferença de gênero e sexualidade na educação física. Este projeto almeja a formação cidadã com tematização na diversidade. As três professoras já têm familiaridade com a temática de modo a possibilitar aos bolsistas a vivência com as boas práticas, isto é, Escola Estadual Gelvira Corrêa Pacheco, Colégio Estadual Professor Júlio Mesquita e Escola Municipal Mansur Guerios. A interação dialógica entre coordenadores, supervisoras, bolsistas e alunos/as é aspecto fundamental da relação pedagógica, pois as alunas e alunos devem refletir sobre o que aprendem, por que aprendem, com quem e para que aprendem. Neste sentido, enfocamos a relação de aprendizagem a partir da idéia do educador-educando, na concepção de Paulo Freire, isto é, ao ensinar aprendemos com as dificuldades, questionamentos, situações vividas, etc. . A fundamentação teórica/prática do projeto trata dos estudos da educação física e esporte, das relações de gênero sexualidade e das diferentes metodologias de aprendizagem enfocadas para o ensino das práticas corporais (GRECO; SILVA, 2008, MEDEIROS, 2008). A relação entre o ensino da Educação Física e do esporte na escola e nos diferentes espaços de lazer está consubstanciada na pesquisa de modo a sistematizar o conhecimento trabalhado na prática.

 

Protocolo: 2764
Registro PROEC: 756/12