PROJETO - ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE FÍSICA PARA PROFESSORES
Nome do Coordenador: Mauro Gomes Rodbard
Setor do Coordenador: Setor de Ciências Exatas
Departamento do Coordenador: Física
Nome do Vice-Coordenador: Sergio Luiz Meister Berleze
Alunos Bolsistas: Everton Ribeiro, Luciula de Almeida, Mayra Martins Coelho
Alunos Voluntários:
Docentes Participantes: Cláudio Henrique Lepienski, Mauro Gomes Rodbard, Sergio Luiz Meister Berleze
Técnicos Participantes: Rosemeri Cruz Fagundes
Participantes Externos:
Área Temática: Educação
Palavras-chave: Experimentos de física; laboratório de ensino; auxilio em montagem, professores de física
O processo de aprendizagem pode ser facilitado enormemente quando no método de ensino se utiliza elementos motivadores adequados em quantidade e qualidade. Através da observação dos fenômenos que a experiência revela e de uma análise cuidadosa das relações envolvidas no experimento é possível despertar no aluno uma maior curiosidade para o fato vivenciado. Ao tentar entender e explicar as causas do fenômeno observado, através de um adequado encaminhamento dado pelo professor, o aluno terá uma significativa melhora na aprendizagem. No entanto, sabemos através de depoimento dos próprios professores do ensino médio, que são poucas as escolas e/ou professores que adotam de forma sistemática a introdução de experiência como forma inicial de convencimento do fenômeno de estudo proposto. As razões são de caráter diversos. Uma delas é o caso em que a escola possui algum material didático de laboratório, mas o professor não tem a habilidade e treinamento para aplicar o uso do material. A proposta deste projeto, dentro de um programa de extensão, é na direção de contribuir para melhoria do ensino e aprendizado do conhecimento físico, oferecendo um treinamento a professores que procuram o projeto para auxiliá-los a utilizar material disponível na própria escola. Após demonstração de interesse e o agendamento da visita pelos professores do ensino médio, professores do projeto e alunos bolsistas se dirigem à escola e fazem uma avaliação do material disponível. Nesse momento é importante a participação do professor e de alguns de seus alunos (monitores da escola) expondo todo material existente. Após uma discussão das possibilidades de uso destes, faz-se a montagem dos experimentos e desenvolve-se a experiência, seja demonstrativa ou qualitativa. São sugeridos roteiros e metodologias para explorar adequadamente o experimento e melhor trabalhar os conceitos físicos envolvidos. O projeto está em seu primeiro ano de atividade. Espera-se que com o desenvolvimento das ações durante as atividades, haja um incentivo a introdução de práticas experimentais de física como forma de intensificar os resultados positivos no processo ensino-aprendizagem na disciplina de física do ensino médio. Também se espera viabilizar a utilização dos materiais já disponíveis nas escolas para a realização de experimentos, fornecendo a devida orientação ao professor. Além de estar divulgado no site do programa, este projeto é divulgado em “folders” distribuídos à professores e escolas e reforçados pessoalmente aos professores que visitam o espaço Fibra.