Nome do Coordenador: Irineu Mazzaro
Setor do Coordenador: Setor de Ciências Exatas
Departamento do Coordenador: Física
Nome do Vice-Coordenador: Kleber Daum Machado
Alunos Bolsistas: Bruna Carolina da Silva, Carlos Costa Ferraz Neto, Everlyn Martins, Kevin Radvenz Pakuszewski, Luana Damiane Hurko, Raquel Plasse , Rodrigo de Ol
Alunos Voluntários:
Docentes Participantes: Claudio Henrique Lepienski, Irineu Mazzaro, Kleber Daum Machado, Lauro Luiz Samojeden, Mauro Gomes Rodbard, Sergio Luiz Meister Berleze , Wil
Técnicos Participantes: Rosemeri Cruz Fagundes
Participantes Externos:
Área Temática: Educação
Palavras-chave: Centro de Ciências, Divulgação de Física, Ensino de Ciências e Física
Estamos vivendo um período de grandes avanços tecnológicos com implicações intensas no dia-a-dia das pessoas. A velocidade no uso destas tecnologias é muito maior do que aquela relacionada a compreensão dos fenômenos básicos das ciências, por parte da população de usuários. Existe hoje, uma consciência de que o conhecimento científico é um componente crítico para o desenvolvimento do cidadão e consequentemente para a nação. E também que no processo de obtenção deste conhecimento a educação formal básica escolar é fundamental, sendo importante sua complementação por aquelas dos espaços de formação complementares; como exemplos, centros de ciências e museus, os quais contribuem para a cultura cientifica. O objetivo do programa é levar à comunidade a informação e formação cientifica, através de situações práticas vivenciadas durante exposição de experimentos de física, o que contribui para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Busca-se divulgar ciências físicas através da experimentação, seja ela interativa, demonstrativa e/ou guiada, direcionada prioritariamente o aluno do ensino médio. O programa tem três projetos vinculados: 1)FiBrA –Física Brincando e Aprendendo, 2) Divulgação e Observações em Astronomia e 3) Atividades Experimentais de Física para Professores. Nos dois primeiros as ações são realizadas com os alunos do ensino médio que visitam a Universidade para participarem de apresentações de física e astronomia. No terceiro projeto, a ação é realizada com professores da rede pública que desejam implementar atividades experimentais em suas turmas, quando a escola dispõe do material. No programa as atividades de Extensão e Ensino estão integradas, através de interação entre comunidade externa (alunos e professores do ensino médio e/ou fundamental) e extensionistas da UFPR. A comunidade externa tem oportunidade de passar um período de 2 a 3 horas, vivenciando um conjunto de experimentos demonstrativos relacionados com o programa de ciências, especialmente física. Alunos extensionistas preparam, treinam e fazem apresentações de temas de física e astronomia, sempre fazendo uma relação com o cotidiano e esclarecendo os crescentes avanços científicos e tecnológicos. É, portanto um programa que envolve projetos em que ao mesmo tempo atende uma demanda da comunidade proporciona aos estudantes de Licenciatura em Física a oportunidade de treinamento em atividades de física experimental direcionadas ao Ensino Médio.