O SER E O FAZER NA UNIVERSIDADE

Nome do Coordenador: Leila Maria Mansano Sarquis
Setor do Coordenador: Setor de Ciências da Saúde
Departamento do Coordenador: Enfermagem
Nome do Vice-Coordenador: Elaine Drehmer de Almeida Cruz

Alunos Bolsistas: Aline Cardoso Hohenzollern da Rocha, Ana Claudia Silveira, Caroline Aparecida David Gagno, Cibele Zdebsky da Silva Pinto
Alunos Voluntários: Caroline Vieira Cláudio, Louise Aracema Scussiato
Docentes Participantes:
Técnicos Participantes:
Participantes Externos: Altair Von Stein Junior, Fernanda Moura D'Almeida Miranda, Sidney dos Passos, Silvia Petreli
Área Temática: Saúde
Palavras-chave: Saúde do Trabalhador, Riscos ocupacionais, Diagnóstico de enfermagem

A relevância do projeto está no levantamento e promoção de práticas diagnósticas e intervencionistas para a saúde e bem estar dos trabalhadores. Trata-se de uma pesquisa exploratória, quantitativa e intervencionista realizada entre março de 2009 e março de 2011 com 637 trabalhadores da saúde de um Hospital de Ensino Público localizado em Curitiba/ Paraná. A coleta de dados ocorreu por meio das consultas de enfermagem, seguindo um roteiro prévio contemplando etapas de identificação, anamnese ocupacional, exposição a riscos e diagnósticos de enfermagem. Os dados foram digitados e analisados no programa EPINFO, e as práticas intervencionistas ocorreram no ambiente laboral. A consulta de enfermagem levantou as principais doenças crônicas incidentes nos profissionais, entre elas: dor (39,02%), hipertensão arterial (8,9%), diabetes mellitus (4,1%) e hipotireoidismo (3,8%). A partir destes resultados elaboraram-se práticas intervencionistas como: "Jogo de perguntas certas e erradas", "Árvore da Saúde". Também se realizou um evento intitulado "Eu me Amo", com palestras ministradas sobre qualidade de vida, uso racional e descarte de medicamentos e um bingo educativo com os temas propostos. As práticas promoveram o repensar do trabalhador em seu processo saúde-doença no ambiente laboral e conscientização na busca da qualidade de vida com hábitos saudáveis. A interação dialógica possibilitou um atendimento que contemplava o trabalhador de forma holística. Ocorreu interdisciplinaridade entre acadêmicos de enfermagem, terapia ocupacional, biologia, farmácia, engenharia e medicina e contou com o apoio da Unidade Saúde do Trabalhador, do SESMT e da Direção do Hospital do Trabalhador, e coordenação dos cursos de Graduação e Pós- graduação em Enfermagem da UFPR e Departamento de Enfermagem e Engenharia Mecânica da UFPR e Laboratório de Acústica Ambiental - Industrial e Conforto Acústico. A indissociabilidade culminou em publicações e participação em eventos científicos. Procurando integrar ensino-pesquisa-extensão, o projeto foi apresentado à comunidade científica na II Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão promovida pela UFPR/PROEC; VI Seminário de Cuidado Humano em Enfermagem promovido pelo Grupo de Pesquisa NEPECHE; XII Colóquio Panamericano de Investigación em Enfermería realizado pela UFSC e 8th International Scientific Conference-IOHA que ocorreu em Roma, Itália. O projeto trouxe grande impacto e transformação aos acadêmicos, pois possibilitou a compreensão do papel do Enfermeiro e a importância do resgate de sua autonomia profissional.

 

Protocolo: 2615
Registro PROEC: 2615