REDE SOCIAL DE PREVENÇÃO À DEPENDÊNCIA QUÍMICA NO LITORAL

Nome do Coordenador: Graciela Inés Presas Areu
Setor do Coordenador: Setor Litoral
Departamento do Coordenador: Licenciatura em Artes
Nome do Vice-Coordenador: Daniela Caetano Bianchini de Quadros
Alunos Bolsistas:  Ana Carolina de Oliveira da Motta Ribeiro (Probem), Andrea Priscila Klein Feitoza (Proec), Eliana Batista da Silva (PROEC), Juliane Louise Juraski (PROEC)
Alunos Voluntários: o projeto não possui ainda alunos voluntários.
Docentes Participantes: Elsi do Rocio Cardoso Alano
Técnicos Participantes: Marlos Henrique Sotto Maior
Participantes Externos: Eliane Maria De Lima, Irapuan Marchi Fernandes, Ivonise Aglaé Marques, Maria Teresinha Nicolotti.
Área Temática: Educação
Palavras-chave: Educação para Saúde, Prevenção a Dependência Química, Rede Social.

O projeto Rede Social de Prevenção à Dependência Química no Litoral do Paraná tem por objetivo impulsionar a formação e organização de uma Rede de Prevenção ao uso de Drogas (licitas e ilícitas) no Litoral do Paraná baseada na promoção da saúde, e, na construção da cidadania, num esforço que inclui a comunidade como um todo a partir dos atores sociais públicos e privados. Esta 'rede em formação' está integrada por instituições já existentes no município de Matinhos, (as casas de recuperação: Copiosa Redenção e Jesus é Vida, o grupo Bola de Neve, o grupo de apoio aos familiares: Amor Exigente, a Pastoral da Criança, ANCRESMAT – associação dos trabalhadores com materiais recicláveis; a Associação Comercial; SESC; além de organizações da sociedade civil em torno da questão como o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal de Saúde. Neste esforço o projeto da UFPR conta também com a interação com a prefeitura dalguns municípios da região, através das secretarias de educação, saúde, ação social, segurança pública e meio ambiente, no nível estadual contamos com o apoio das Regionais de Saúde e Educação, do SEED e da Coordenação de Saúde Mental na SESA, e do Juizado Especial do TJPR. A proposta visa levantar a discussão das questões envolvidas numa abordagem sócio-familiar da drogadição e a ampliação do debate sobre as drogas lícitas, para a elaboração de projetos de promoção da Saúde através da: Prevenção, Acolhimento, Tratamento, Assistência e reinserção social dos dependentes. Têm como alvo prioritário a prevenção no nível primário, ou seja, busca-se protelar, e, de preferência, inibir o acesso das crianças ao uso de drogas a partir da promoção da saúde física e mental junto as Escolas de Matinhos. O Projeto possibilita a articulação das dimensões de ensino, pesquisa e Extensão, evidencia sua indissolubilidade, alem de estimular o envolvimento com as comunidades atendidas e a participação dos alunos de graduação, da pôs, e recém formados, nas diferentes ações realizadas. Busca-se a sensibilização dos diversos atores sociais envolvidos com a questão das drogas e da saúde mental no município e na região (Evento: Caminhada pela Vida: Ame a Vida de o primeiro passo realizado no dia Internacional de Combate as Drogas: 26/06, já na segunda edição.) (Evento: Fórum de Saúde Mental.na Região, previsto para o 2º semestre de 2012 ou 1º de 2013). Busca-se também a qualificação dos professores do ensino fundamental por meio de capacitações sobre o tema. (Capacitação dos Professores do Ensino fundamental e médio para o Projeto Educação para a Saúde, Matinhos 19/07/12)

 

Protocolo: 2602
Registro PROEC: 736/2012