PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NADE

Nome do Coordenador: Kátia Bortolotti Marchi
Setor do Coordenador: Setor de Ciências Biológicas
Departamento do Coordenador: Não definido
Nome do Vice-Coordenador: Fernando Renato Cavichiolli

Alunos Bolsistas: Não Tem.
Alunos Voluntários: Amanda Nayara Perboni, Bruno Costa Passos, Charles Strelow Machado, Danilo Barbosa Rossi, Lessandra Schiavini,Thiago Gabriel Lanzoni Dognini, Thia
Docentes Participantes: Fernando Renato Cavichiolli
Técnicos Participantes: Flávio Braga Fracalossi, Kátia Bortolotti Marchi, Leonor Demario, Luiz Savio Monteiro De Almeida, Marcos Rogério Da Silva De Almeida, Rosangela Ire
Participantes Externos: Não Tem.
Área Temática: Saúde
Palavras-chave: Natação, Hidroginástica, Esportes Aquáticos

Impacto e transformação: O projeto é realizado na forma da prestação de serviço e oportuniza a prática de natação e hidroginástica. A prática frequente de atividade física faz com que o aluno melhore sua condição cardiorrespiratória, seu desenvolvimento muscular, ocorre também a liberação do stress do dia a dia e consequentemente melhora a qualidade de vida. A maioria dos participantes do projeto são alunos e professores da UFPR, sendo assim, ocorre uma grande sociabilização entre eles. Outro ganho social está na turma da melhor idade que tem a oportunidade de fazer atividade na Universidade e interagir com os acadêmicos/bolsistas. Interação dialógica: No que se refere aos procedimentos metodológicos, é feito um planejamento pedagógico e os planos de aula de acordo com as especificidades das turmas. Inclui-se neste contexto, uma vez por mês, a realização de aulas temáticas para proporcionar uma integração, sociabilização entre os alunos. Para a inscrição nas aulas de natação e hidroginástica, num primeiro momento o aluno faz exame médico dermatológico, após retira o seu boleto na secretaria para o pagamento da semestralidade. Ao iniciar as aulas de natação o aluno é avaliado pelos acadêmicos/bolsistas para saber em que nível o mesmo se encontra: aprendizagem (deve nadar crawl, costas e fazer a pernada de peito e borboleta) ou aperfeiçoamento (aperfeiçoar os estilos de crawl e costas, aprender e aperfeiçoar os estilos peito e borboleta e aprender saídas e viradas). Interdisciplinaridade: O acadêmico/bolsista vai se tornar a mola propulsora de todo processo de ensino e aprendizagem. Ele adquiriu conhecimentos nas aulas da graduação do Curso de Educação Física e através de estágio supervisionado adquire experiência, tira as dúvidas e desenvolve seu conhecimento dando-lhe segurança e credibilidade na relação "professor-aluno". Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão: Os alunos são considerados os elementos mais importantes. Preocupamo-nos com o desenvolvimento das mais diversas capacidades físicas, sociais, cognitivas e habilidades motoras que vão além do parâmetro de "aprender a nadar". Todo início de semestre ocorre a Capacitação da Natação e da Hidroginástica para os bolsistas do CED envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Há acompanhamento dos técnicos desportivos do CED na relação pedagógica, re-elaboração dos planos de aula, nos conteúdos técnicos das atividades aquáticas ou parte metodológica. Os acadêmicos/bolsistas foram incentivados a participar de atividades em cursos de aperfeiçoamento, inclusive com subsídios do Projeto de Consolidação das Ações Extensionistas do CED. Foram desenvolvidas pesquisas, projetos de extensão e monografias, utilizando as piscinas do CED. Neste primeiro semestre de 2012, o total de participantes é de 540 pessoas, sendo 483 participantes pagantes da Natação e 33 da Hidroginástica e pelo Projeto UFPR-Atividade, são 22 Bolsistas Permanência da PRAE na Natação e 02 na Hidroginástica.

 

Protocolo: 2583
Registro PROEC: 683/2011