EDUCAÇÃO EM SAÚDE: APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS BÁSICOS DE SAÚDE PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Nome do Coordenador: Guilhermina Rodrigues Noleto
Setor do Coordenador: Setor de Ciências Biológicas
Departamento do Coordenador: Bioquímica
Nome do Vice-Coordenador: Rosangela Clara Paulino

Alunos Bolsistas: Barbara Valeria Andrade (PROBEM), Bruno Eduardo Scheffer (EXTENSÃO), Daiana Leila Drehmer (PROBEM), Daniele Micima Moribe (EXTENSÃO), Dayeny Fernan
Alunos Voluntários:
Docentes Participantes:
Técnicos Participantes:
Participantes Externos:
Área Temática: Saúde
Palavras-chave: Saude, Crianças, Adolescentes

A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade. A interação da Universidade com a Sociedade, com as comunidades externas em suas mais diferentes formas de organização, estabelece uma troca de saberes acadêmico e popular, que culmina na democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da universidade. Uma das missões estratégicas da Educação Superior no projeto de desenvolvimento cultural, econômico e social do país, é promover uma profunda relação com a sociedade, valorizando a Extensão Universitária como instância de mediação entre estas Instituições de Educação Superior e a sociedade. A extensão, pesquisa e ensino formam a um conjunto indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade. A extensão universitária visa levar à sociedade os conhecimentos adquiridos dentro da universidade (pela pesquisa e ensino) a fim de melhorar a qualidade de vida e sabedoria da população. Contudo, não somente a população tem a ganhar com isso, mas também a própria universidade pelo processo de troca de saberes científico e popular que a extensão proporciona. Essa soma de conhecimentos, por sua vez, formará um conhecimento resultante rico em informações que aprimorarão a democratização do conhecimento acadêmico. Um dos ganhos acadêmicos que poderá ser adquirido pelos alunos da UFPR é desenvolvimento de uma linguagem mais próxima da compreendida pela população em geral, o que é imprescindível para atuantes da saúde. Entre os objetivos estabelecidos pelo PROEXT está a promoção e/ou educação em saúde. O conceito de saúde pela OMS se define não apenas como ausência de doença, mas sim como "bem estar biológico, psicológico e social. O Centro Sócio Educativo Padre Giocondo, atende aproximadamente 130 crianças entre 5 e 14 anos, que se apresentam em situação de vulnerabilidade social. Neste publico alvo foram detectados várias situações que necessitam intervenção como a ausência da pratica de higiene bucal e geral, controle de parasitoses (pediculose e verminoses) e prevenção de acidentes domiciliares queimaduras. O presente projeto tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre a prática da higiene, promover a saúde e prevenir doenças. Estão sendo desenvolvidas diversas atividades, palestras, demonstrações e jogos sobre os temas citados. Além disso, foi realizado uma pareceria com Prof. José Vitor Menezes da Clinica Odontológica da UFPR, para a qual inicialmente estão sendo encaminhadas 15 crianças para tratamento dentário. Até o momento observa se que o publico alvo é participativo e receptivo as informações trabalhadas, sendo assim espera-se que ao final do projeto as crianças tenham adquirido em sua totalidade bons hábitos de higiene que lhes possam favorecer uma melhor qualidade de vida.

 

Protocolo: 2536
Registro PROEC: 561