PROMOÇÃO DO DESEMPENHO FUNCIONAL DE INDIVÍDUOS COM DISFUNÇÃO VISUAL
Nome do Coordenador: Gabriela Cordeiro Corrêa
Setor do Coordenador: Setor de Ciências da Saúde
Departamento do Coordenador: Terapia Ocupacional
Nome do Vice-Coordenador: Claudia Omairi
A influência da disfunção visual no desempenho funcional é relevante, principalmente em atividades de autocuidado e mobilidade, com isso o projeto teve como objetivo a otimização desse desempenho de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, com disfunção visual (cegueira ou baixa visão), e proporcionar subsídios aos familiares e profissionais diretamente ligados a população-alvo como mediadores desse desempenho. Para isso buscou avaliar o desempenho funcional dos participantes, analisar as atividades que demonstram desempenho deficitário e implementar intervenções terapêuticas ocupacionais direcionadas à essas atividades, como: treino das capacidades, confecção de tecnologias assistivas e orientação aos familiares e profissionais. O projeto foi uma parceria entre o Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná, o Centro de Atendimento Especializado Osny Macedo Saldanha – Instituto Paranaense dos Cegos e a Ong D+Eficiente. Os problemas de desempenho ocupacional elencados como mais importantes ou imediatos para a intervenção nas Atividades de Autocuidado/Cuidados Pessoais foram alimentação, higiene e vestuário; nas Atividades Produtivas/Tarefas Domésticas o preparo de lanche simples. A partir destes dados foram elaboradas as intervenções que ocorrem de abril a novembro de 2011. Ao final das intervenções os sujeitos foram reavaliados. Concluíram todas as etapas do projeto 13 indivíduos. Os principais resultados obtidos foram: média de mudança total positiva no desempenho de 3,2 pontos e na satisfação de 3,6 pontos, em uma escala de 0 a 9, sendo que uma mudança de 2.0 ou mais pontos é considerada clinicamente e estatisticamente significativa segundo estudos da avaliação utilizada. Concluiu-se que as intervenções de Terapia Ocupacional contribuíram com a promoção de um desempenho ocupacional mais independente, autônomo e funcional de crianças e adolescentes com disfunção visual e com o aumento da satisfação em relação è esse desempenho. O diálogo com os envolvidos com essa clientela (pais e professores) .