AQUÁRIOS COMO FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Nome do Coordenador: Rodrigo Arantes Reis
Setor do Coordenador: Setor Litoral
Departamento do Coordenador: Licenciatura em Ciências
Nome do Vice-Coordenador: Antonio Luis Serbena

Alunos Bolsistas: Axel Bressan de Oliveira, Bruno Martins Gurgatz, Dyego Ferreira Santiago, Rafael da Silva Punhatoski, Rafael Ueda Yaokiti
Alunos Voluntários:
Docentes Participantes: Antonio Luis Serbena, Rodrigo Arantes Reis
Técnicos Participantes:
Participantes Externos:
Área Temática: Educação
Palavras-chave: Educação, Ambiente, Aquários

O programa Laboratório Móvel de Educação Científica da Universidade Federal do Paraná Setor Litoral trabalha a divulgação e popularização da Ciência juntos as escolas públicas do Litoral do Paraná. Uma das estratégias utilizadas está representada através do projeto “Conhecer para Preservar” que objetiva a educação científica através da estruturação de aquários representativos de diferentes ecossistemas locais. O projeto desenvolve diferentes ações para trabalhar a conscientização sobre os ambientes aquáticos. A principal ação é através da estruturação de uma exposição permanente. São estruturados aquários representativos de ecossistemas do litoral do Paraná, buscando a valorização dos ambientes locais, como rios de mata atlântica, costões rochosos e manguezal, esses com diversos organismos nativos do litoral paranaense. A principal atividade consiste em visitações com diferentes temáticas para que as escolas públicas do litoral possam compreender melhor a biodiversidade encontrada na região, e até próxima as escolas e comunidades. Dentre os conhecimentos necessários para se desenvolver o projeto, exalta-se a interdisciplinaridade entre diversas áreas como biologia, matemática, física, e química. Através desta estratégia busca-se uma maior compreensão dos estudantes sobre os conhecimentos relacionados ao ambiente aquático, quando comparado a processos de ensino baseados na metodologia expositiva. Também objetiva-se a sensibilização ambiental quanto a necessidade de conservação e uso sustentável dos recursos provenientes de ação pesqueira e despejo de resíduos em corpos d’água. Além dos aquários, há também a criação de materiais didáticos e dinâmicas educacionais, tendo como exemplo jogos similares ao “super-trunfo”, que utilizam do lúdico para conscientizar os alunos a temas relacionados à extinção de espécies e diversidade biológica dos ecossistemas brasileiros. Devido à dinâmica interdisciplinar do Setor Litoral o projeto se mostra como um complemento a formação tradicional, trabalhando de forma integrada o ensino, a pesquisa e extensão na área educacional.


 

Protocolo: 2334
Registro PROEC: 087/09 A