CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO DOS CATADORES DE MATERIAL RECICLÁVEL DO MUNICÍPIO DE PIRAQUARA-PR
Nome do Coordenador: Marcia Oliveira Lopes
Setor do Coordenador: Setor de Ciências da Saúde
Departamento do Coordenador: Saúde Comunitária
Nome do Vice-Coordenador: Milene Zanoni da Silva Vosgerau
Alunos bolsistas: Alessandra Azevedo Dos Santos, Ana Carolina
Kraemer Rodrigues, Fátima Aparecida de Lara, Julieanne Reid Arcain,
Lisiane Torres de Miranda, Luana Lins, Sarah Larisse Mantovani.
Alunos Voluntários: Bruna Ançay Lopes, Glaucia Triaquim Anderle, Mariana Tomadon
Docentes Participantes:
Técnicos Participantes:
Participantes Externos: Ariela Cristiane Kawakami, Daniela Seriguelli, Daniela Isabel Kuhn, Leandra Ulbricht, Maria do Horto Nagano, Sílvia Mara Santos
Área Temática: Saúde
Palavras-chave: Catadores, saúde do trabalhador, reciclagem
As relações entre saúde, alimentação, trabalho e meio ambiente na rotina dos catadores de material reciclável são analisadas neste projeto que possui como objetivo principal melhorar suas condições de vida e trabalho. O projeto integra interdisciplinarmente alunos e docentes dos cursos de nutrição, medicina veterinária e farmácia e caracteriza-se por pesquisa-ação com a parceria institucional entre a Universidade Tecnológica do Paraná e a Prefeitura de Piraquara. Atendendo à demanda da Associação de Catadores Reciquara sobre a alta infestação de roedores, foram realizadas 14 oficinas, capacitando esses trabalhadores. Foi um trabalho de educação popular em saúde, que a partir de grupo focal, foram abordados temas como biologia dos roedores e suas doenças e também debatidos assuntos vinculados aos seus contextos interpessoais e sociais. A partir dos resultados da interação com os sujeitos da ação, percebeu-se a necessidade de trabalhar com a população sobre a separação e higiene dos resíduos sólidos domiciliares. Desta forma surge o segundo momento deste projeto, que teve como objetivo promover ações educativas sobre os cuidados com os resíduos sólidos junto a escolares do ensino básico em escolas públicas de Piraquara–PR. O trabalho foi realizado em duas escolas municipais em abril e maio de 2012 com cerca de 280 escolares do 4º ano do Ensino Fundamental. Como metodologia utilizou-se atividades lúdicas como dinâmicas de grupo, desenhos, vídeo e paródia sobre o tema. Também realizou-se coleta de dados com os estudantes e com seus responsáveis, por meio de questionário, avaliando o conhecimento e prática sobre a separação de lixo. Como resultado das intervenções, os alunos demonstraram interesse sobre os temas trabalhados, interagindo de forma satisfatória nas atividades propostas. Quanto à entrevista feita com os estudantes, observou-se maior conhecimento em relação aos impactos do descarte incorreto do lixo. Nos questionários enviados aos pais, observou-se que mais da metade das famílias separavam o lixo. Entre as que não separavam, a principal justificava foi falta de costume. Na atividade de desenho, observou-se grande parte indicando a presença de lixo nos rios e também a ocorrência de enchentes, evidenciando a realidade dos alunos. Como conclusão, verifica-se que a ação extensionista tem sido enriquecedora e positiva para todos envolvidos no processo. Para os acadêmicos e docentes tem oportunizado senso crítico e emancipador a partir de um olhar interdisciplinar baseado na realidade e contexto dos catadores de lixo e comunidade de Piraquara.