ARTESANATO COM IDENTIDADE TERRITORIAL DO LITORAL DO PARANÁ
Nome do Coordenador: Marcos Luiz Felippim
Setor do Coordenador: Setor Litoral
Departamento do Coordenador: Não definido
Nome do Vice-Coordenador: Mayra Taiza Sulzbach
Alunos Bolsistas: Ellen Cristina da Silva Moreira Lima; Felipe Foroni Cota Souza; Franciele Ortis dos Santos
Alunos Voluntários: Carolina de Lima Cerqueira; Pedro Gomes Filho
Docentes Participantes: Elizabeth Sayuri Kushano; Valdir Frigo Denardin; Antônio Sandro Schuartz
Técnicos Participantes:
Participantes Externos:
Área Temática: Trabalho
Palavras-chave: Artesanato, Litoral do Paraná, Identidade
Uma das principais características dos municípios do Litoral do Paraná (Antonina, Guaratuba, Guaraqueçaba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná), com exceção de Paranaguá, é a falta de oportunidade de emprego. Por outro lado, a sociedade contemporânea apela pela competição, tanto nos produtos como no mercado de trabalho. Os hábitos de consumo se sobrepõem, incorporando identidades não pertinente ao ambiente local, Os produtos e as pessoas perdem a estética, a matéria-prima, a arte, a cultura entre outros do seu local. Neste sentido o Projeto Artesanato com identidade local, busca promover o sentimento de pertencimento local com as mulheres dos municípios do Litoral do Paraná, possibilitando a manutenção destas nas comunidades, bem como preservar a cultura local, através de uma alternativa de renda. O presente projeto pauta-se na metodologia pesquisa ação. Os diálogos semanalmente entre a equipe de professores e bolsistas com a comunidade é uma forma de avaliar o envolvimento destes com os objetivos propostos no projeto, além de avaliar o cumprimento das metas e prazos propostos. O planejamento das ações promove a pesquisa dos bolsistas e voluntários do Projeto ampliando o conhecimento e a aprendizagem. Antes do inicio das ações com a comunidade o bolsista e voluntário devem estar preparados para interagir na comunidade, especialmente sobre os elementos centrais da proposta, além da aproximação com a comunidade externa. Após os momentos de interação os bolsistas e voluntários devem produzir material relatando sua experiência, bem como a produção do conhecimento adquirido, através de relatórios, artigos, resumos, banner, entre outros. A participação em eventos de extensão é sempre incentivada. As pesquisas, estudos, planejamento e execução das ações são realizados pelos bolsistas e voluntários, com orientação dos coordenadores e professores orientadores. Está autonomia faz com que o aluno se sinta motivado em pesquisar e fazer o melhor para a comunidade. Como resultados das ações de 2012 destacam-se: a exposição das artesãs de Antonina na Festa da Juçara (maio de 2012) e na feira de profissões (abril de 2012); um curso de serigrafia (junho de 2012); a elaboração da proposta do curso de biojoia; a elaboração da pesquisa de mercado, bem como o curso do software para auxiliar (maio e junho de 2012); e o apoio da UFPR no na divulgação da Estação das Artes para o Antonina Week e no Festival de Inverno. Outras ações paralelas estão sendo planejadas em paralelo com a comunidade.