Nome do Coordenador: Arlei José Birck
Setor do Coordenador: Campus Palotina
Departamento do Coordenador: Campus Palotina
Nome do Vice-Coordenador: André Luís Filadelpho
Alunos Bolsistas: Ciro Amaral Bittencourt, Dafni Luna Melisinas, Flávio Hilgemberg de Carvalho
Alunos Voluntários: Adriele Braga de Cristo, Anete Rorig, Bárbara Amanda Bebber, Eduardo Michelon do Nascimento, Joice Meri Schmidt, Tairine Cabral da Luz
Docentes Participantes: Milton Ronnau, Susymeire Baroni
Técnicos Participantes: Rodrigo Patera Barcelos
Participantes Externos: Carlise Debastiani
Área Temática: Saúde
Palavras-chave: anatomia, aprendizagem, escola
O projeto "Laboratório de Anatomia vai até a Escola" teve por objetivo ser um complemento ao ensino da disciplina de biologia dos alunos da rede pública, gerando benefícios, tanto para os alunos como para os universitários que participaram deste projeto. O público-alvo deste projeto foram os alunos de oitavo ano do ensino fundamental da rede estadual de ensino da cidade de Palotina. Com a criação do projeto, procurou-se estimular e despertar o interesse desses alunos, através de palestras sobre a anatomia dos animais domésticos, e desta forma, auxiliá-los na compreensão do funcionamento e composição do próprio corpo e, posteriormente, através de suas próprias observações poderem compreender os principais aspectos da evolução destes mesmos sistemas. Foram realizadas palestras teóricas, com auxílio de vídeos, slides e atividades práticas sobre a anatomia animal, tendo como base o conhecimento adquirido na universidade, além de consultas às bibliografias da área de anatomia e biologia. Os materiais usados para os aulas práticas foram estruturas anatômicas dos animais, mostradas de forma lúdica, tendo como fonte o próprio acervo do laboratório de anatomia do campus Palotina, constituído de ossos, esqueletos montados, animais taxidermizados, peças anatômicas formolizadas, criodesidratadas e glicerinizadas. Para a avaliação deste projeto, foi realizado um questionário que foi respondido pelos alunos. Após da análise deste, pode-se perceber uma mudança positiva no interesse dos alunos, tanto pela disciplina de biologia, quanto pela anatomia animal e do corpo humano. Ficando evidente também, a importância da interação da universidade com a escola. O questionário foi respondido por 102 alunos, entre 12 e 17 anos. Do total, 100% julgaram importante a interação da universidade com a escola e 44,12% gostaram das palestras porque melhorou a fixação do conteúdo que já haviam estudado antes com o professor. Para a melhoria do projeto, foram feitas sugestões pelos alunos, tais como: maior duração das palestras, maior número de integrantes no grupo, a continuação do projeto nos próximos anos e com uma maior frequência. Ao final do projeto, observamos que houve uma transformação evidente nos alunos das escolas visitadas tanto no aspecto comportamental, quanto no interesse pela disciplina de biologia. Em relação aos universitários que participaram do projeto, observamos que o convívio e interação com profissionais e alunos das escolas visitadas proporcionaram um crescimento pessoal que provavelmente os mesmos não obteriam apenas na sala de aula.