AQUARIOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PALOTINA
Nome do Coordenador: Leandro Portz
Setor do Coordenador: Campus Palotina
Departamento do Coordenador: Campus Palotina
Nome do Vice-Coordenador: Lílian Dena dos Santos
Alunos Bolsistas: Andréia Cantelli, Marília Santos Silva
Alunos Voluntários: Welliton Gonçalves França, Wiliam Franco Carneiro
Área Temática: Educação
Palavras-chave: Projeto, aquarismo, alunos
O Projeto utiliza a atividade do Aquarismo como ferramenta na introdução das crianças no mundo da ciência e estudos dos ecossistemas aquáticos, mostrando lições de responsabilidade ecológica, inspirado no mundo da vida animal aquática, incentivando assim a noções de ecologia e preservação ambiental dos rios e mananciais da região. O projeto desperta nas crianças a importância do aquarismo e da preservação do ambiente em que os organismos aquáticos estão inseridos. O referido projeto tem relevância no âmbito do incremento da educação e noções de ecologia e preservação ambiental dos rios e mananciais da região para estudantes carentes da rede de ensino pública do Município de Palotina. Gerar a educação em Ciência Ambiental na rede pública de ensino utilizando a aquariologia como ferramenta básica. A proposta do referido projeto visa integrar os alunos da UFPR com estudantes da rede pública carente do município nas seguintes ações: Montar pequenas "estações de aquários" com o intuito de utilizá-los como ferramentas intuitivas para palestras sobre ecologia e preservação ambiental. Realizar palestras educativas nas escolas públicas carentes e atividades lúdicas para fixação do conteúdo. Gerar uma cartilha sobre educação ambiental dos rios e lagos do município de Palotina. Para alcance dos objetivos foram utilizadas as seguintes metodologias: Montagem pelos do projeto de quatro Estações (Unidades) demonstrativas de Aquários com a fauna e flora das plantas e animais dos rios e lagos da região do município de Palotina conforme metodologia descrita por Gomes (2001). Cada aquário tem uma unidade de filtragem biológica para manter a qualidade da água e os parâmetros são monitorados semanalmente conforme metodologia descrita por Cust (1982). As estações de aquários são necessárias para a apresentação prática do trabalho aos alunos. Em um segundo momento foram feitos debates semanais nos encontros dos alunos da UFPR no Grupo de Estudos em Tecnologia de Aquicultura - GETA para montagem dos slides dos seminários que serão apresentados aos alunos da rede pública sendo estes com linguagem simples, prática e didática. Após a apresentação do seminário aos alunos foram feitas atividades práticas nos aquários para a observação visual e de tato nos peixes. Os bolsistas do projeto estão confeccionando uma cartilha para uso em escolas relacionando a importância do bem estar dos peixes e do meio aquático que vive dando noções de preservação e conscientização ambiental. O Projeto traz muitos benefícios a todos, os bolsistas aprendem a docência na prática, tem contato com a comunidade escolar, buscar aperfeiçoamento dos seus conhecimentos em aquariologia, os alunos estão inseridos em um âmbito social menos favorecido, o projeto oferece a essas comunidades carentes a oportunidade de vivenciar essa prática da aquariofilia e obter conhecimento sobre os diversos ambientes aquáticos, o projeto proporciona ainda uma mudança de comportamento nessas crianças, pois, as vezes algumas crianças que demonstravam um temperamento mais difícil, com o projeto e a visualização e convivência com um animal tão dócil como os peixes muda seu comportamento, as crianças também adquiriram com o projeto, responsabilidade e aprendizado sobre um ambiente de vida tão vasto que é o ambiente aquático.