Nome do Coordenador: Márcia Helena Mendonça
Setor do Coordenador: Setor de Ciências Biológicas
Departamento do Coordenador: Biologia Celular
Nome do Vice-Coordenador: Ruth Janice Guse Schadeck
Alunos Bolsistas: Ana Paula Sandoval Carlos, André Fernando Miaydi Anacleto, Carlos Eduardo dos Santos, Heloisa Zimmermann Rocha, Lauro Acosta Júnior, Lucas Tavares Conceição, Luiz Ricardo Meyer, Willian Ricardo Cosmo.
Alunos Voluntários: Bruno Kretzer Guimarães, Felipe Augusto Moreschi, Gabriel Pizzatto Rudey Crovador, Rafael de Oliveira Fratoni, Vanessa Santos Canossa
Contextualização: O Projeto "O Microscópio vai à Escola" busca responder à demanda das escolas públicas carentes de recursos para o ensino da Biologia. Disponibiliza recursos da UFPR e trabalha em linhas temáticas aplicadas, buscando uma aprendizagem significativa. Visitas à escola, entrevistas com professores e a análise de questionários aplicados aos alunos revelaram falta de conhecimento e necessidade de apoio nas questões referentes à higiene, DSTs e gravidez na adolescência. Objetivos: Proporcionar, de forma interativa, aos alunos do Ensino Fundamental e Médio informações sobre tais temas. Metodologia: A escola atendida foi o Colégio Estadual Gottlieb Muller, com a realização de oficina pedagógica e atividades em sala de aula, explorando enfoques interdisciplinares. Foram realizadas palestras e dinâmicas de grupo. A criação de um blog educativoreforçou a interação com os alunos, abrindo um espaço para opiniões e saneamento de dúvidas. Na oficina, os trabalhos foram realizados através da disponibilização de microscópios, maquetes, vídeos, experimentos biológicos, material digital, moldes anatômicos e apresentação de uma peça teatral educativa. Principais resultados: Foram atendidos 300 alunos e a avaliação dos trabalhos revelou existir relação direta entre a participação e interesse dos alunos e a interatividade das atividades propostas. Em sala de aula, houve um acréscimo de 56% para 82% no que se refere ao esclarecimento de dúvidas e de 7% para 21% na mudança alegada de comportamento, sugerindo que a interatividade favorece a internalização de conceitos. O resultado da oficina expressa clara relação entre o interesse despertado por determinado tema e as avaliações favoráveis da respectiva metodologia. O grande desconhecimento dos temas pelos alunos de Ensino Fundamental (67%) demonstra a importância de uma intervenção precoce nas escolas. A construção dialógica da linha temática teve o mérito de promover o envolvimento dos professores. Conclusão: Informações adequadas, associadas às medidas de prevenção, apresentadas de forma interativa e acessível aos jovens, podem contribuir para a diminuição dos comportamentos de risco e maior eficácia do processo de ensino-aprendizagem. Além dos resultados positivos identificados na população alvo, o projeto contribuiu para: a produção de conhecimento, despertar de vocações docentes e formação cidadã dos acadêmicos envolvidos. Desta forma, traduziu o saber universitário em transformação social, materializando a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão.