CONSCIÊNCIA CIDADÃ, ATRAVÉS DO ESPORTE E DA SAÚDE NO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE PARANAGUÁ
Nome do Coordenador: Mayra Taiza Sulzbach
Setor do Coordenador: Setor Litoral
Departamento do Coordenador: Não definido
Nome do Vice-Coordenador: Ricardo João Sonoda Nunes
Alunos Bolsistas: Ivens Arian
Alunos Voluntários: Felipe Macagnani, Kelly Evangelista Paris
Docentes Participantes: Daniela Resende Archanjo, Elizabeth Sayuri Kushano, Marcos Luiz Filippim, Valdir Frigo Denarndin
Técnicos Participantes:
Participantes Externos: Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Paranaguá
Área Temática: Educação
Palavras-chave: Extensão, Cidadania, PETI
As atividades de Extensão Universitária visam estender resultados de trabalhos acadêmicos à sociedade, a fim de atender demandas da comunidade externa, bem como aprimorar o conhecimento dos estudantes por meio da união entre a teoria e prática a partir de uma situação concreta, construída por sujeitos reais, possibilitando aos acadêmicos levar os conhecimentos adquiridos como experiências para sua vida profissional, e até mesmo para o desenvolvimento de sua região. O Programa de Emancipação Cidadã surgiu como meio de realizar o tripé de ensino, pesquisa e extensão por parte dos bolsistas do PET – Litoral Social, e tem por objetivo transformar as crianças e adolescentes inseridos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil em receptores críticos contribuindo para a formação de cidadãos ativos, bem como os conscientizar a novas práticas de uso de seus direitos e deveres, provocando reflexões sobre como os meios de comunicação são importantes ferramentas de formação de opinião, ao mesmo tempo em que mostram conteúdos saudáveis, manipulam informações e pessoas, ficando a critério dos receptores separar os conteúdos. Os temas abordados no projeto se referem à saúde, cidadania e esporte. Essa junção interdisciplinar promove uma reflexão crítica e participativa sobre os diversos assuntos desenvolvidos por meio de atividades lúdicas. A metodologia participativa utilizada no Projeto permite que ocorra uma avaliação qualitativa com enfoque na pesquisa ação, pois não há como avaliar resultados quantitativos com relação à mudança de hábitos no futuro, apenas durante o processo. No decorrer das atividades realizadas no Projeto percebe-se a falta de conhecimento com relação ao desempenho do papel de cidadão perante a sociedade por parte dos integrantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, e como está sendo importante à inserção de temas relacionados à cidadania, esporte e saúde em conjunto na formação deles, proporcionando uma melhora na qualidade de vida social de seus integrantes. Já no que diz respeito aos bolsistas estes vem adquirindo aprendizado teórico e prático, assim como tem oportunizado conhecer a comunidade na qual o Projeto tem sido desenvolvido.