ENSINO DE CONTEÚDOS DE MORFOLOGIA VEGETAL NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
Nome do Coordenador: Juliano Cordeiro
Setor do Coordenador: Campus Palotina
Departamento do Coordenador: Campus Palotina
Nome do Vice-Coordenador: Suzana Stefanello
Alunos Bolsistas: Daniela Konrad, Fabiane Maziero Kupas, Jaqueline de Lima Pessatto
Alunos Voluntários: Caleb Rosa Ramos Rudy, Camila Cristina Silva Carpanese, Jessica Carmelo Kruger
Docentes Participantes: Juliano Cordeiro, Suzana Stefanello
Técnicos Participantes:
Participantes Externos:
Área Temática: Educação
Palavras-chave: Botânica, educação, metodologia de ensino
As plantas podem ser encontradas sob uma grande diversidade formas e tamanhos nos mais variados ecossistemas do planeta Terra. O estudo das de plantas é feito pelo ensino da botânica, sendo que seus conteúdos integram os programas curriculares das séries do ensino fundamental. Contudo, o ensino de botânica e seus conteúdos referentes à morfologia vegetal, na maioria das vezes não recebem as devidas atenções no planejamento dos conteúdos programáticos. Visando suprir parte das possíveis deficiências e oferecer conteúdos significativos dentro do conhecimento botânico, o presente projeto procura integrar conteúdos teóricos com atividades práticas, finalizando no processo com construção de material que o aluno possa fixar os conhecimentos recebidos. O projeto será realizado em duas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Iporã – PR. No início serão definidas duas escolas municipais que possuam alunos do 5º ano do ensino fundamental com posterior visita pelos acadêmicos e professores coordenadores para apresentação junto à direção e professoras das turmas. Serão definidos os conteúdos de morfologia vegetal que serão serem repassados aos alunos das escolas pelos acadêmicos do projeto. Após serão preparadas as visitas e oficinas sobre os conteúdos a serem abordados e suas respectivas formas didáticas, os recursos audiovisuais, materiais e carga horária necessária. Os acadêmicos repassarão noções de coleta e herborização de material botânico e informações teóricas a morfologia externa dos vegetais superiores. Os conceitos teóricos serão aplicados de forma prática durante as atividades de visitas orientadas nas trilhas ecológicas do Parque Municipal Primavera e nas oficinas para confecção de um atlas morfologia vegetal. Essas atividades possibilitarão aos alunos melhor associação e fixação dos conhecimentos sobre os conteúdos pertinentes ao ensino da botânica. Com o trabalho dos conteúdos práticos e teóricos, confecção e exposição dos atlas morfológicos, espera-se que os alunos desenvolvam maior interesse a respeito dos conceitos de morfologia. No final os professores e diretores das escolas de Iporã darão um parecer avaliativo sobre as melhorias na qualidade de compreensão dos alunos. Os acadêmicos participantes poderão fixar os conteúdos adquiridos na graduação e fazer a aplicação direta da prática extensionista. A intervenção dos acadêmicos no cotidiano escolar e a contribuição para a melhoria da qualidade de ensino vêm materializar a tricotomia ensino-pesquisa-extensão.