Nome do Coordenador: Fabio de Carvalho Messa
Setor do Coordenador: Setor Litoral
Departamento do Coordenador: Educação Física
Nome do Vice-Coordenador: Marcelo Silva da Silva
Alunos Bolsistas: Ciro Rafael Miquiline e José Augusto Miquilini Arcega
Docentes Participantes: Fabio de Carvalho Messa, Marcelo Silva da Silva
Técnicos Participantes:
Participantes Externos:
Área Temática: Educação
Palavras-chave: capoeira, comunidade, cultura
A Capoeira é o principal conteúdo de mediação e intervenção nesse projeto, que busca promover um diálogo entre o conhecimento acadêmico e o saber popular sobre a Capoeira, por meio de atividades de práticas corporais. O campo de intervenção escolhido para este projeto é formado por quatro (04) escolas públicas estaduais/municipais do litoral do Paraná - duas em Paranaguá, uma em Pontal do Paraná e outra na Ilha das Peças - Guaraqueçaba, com populações em situação de vulnerabilidade sócio-econômica e que apresentam escassez de espaços específicos para as práticas, assim como a escassez de equipamentos de esporte e lazer. O interesse pela Capoeira reside nos aspectos de sua controversa história, no diálogo corporal, nos meios de improvisação para a sua prática, na condição bio-psico-social do corpo, na necessidade de agir, nas questões do equilíbrio, nas condições de espaço, tempo, do ritmo, da música, na compreensão da filosofia do jogo. Procura-se valorizar a Capoeira na perspectiva da cooperação e da solidariedade, para fazer frente à massificação, que costuma contemplá-la como apenas mais uma prática esportiva, pautada geralmente pela competitividade, rendimento, performance, uma vez que o mercado das academias ajuda a fortalecer essas lógicas. Consideramos a Capoeira uma modalidade de ensino para alunos, pois apresenta mecanismos que proporcionam o desenvolvimento de qualidades físicas como a agilidade, a força, o equilíbrio, além de valores como o respeito ao próximo, a ética e a moral. A Capoeira propicia também o desenvolvimento da criatividade, dos reflexos motores, do raciocínio lógico, da percepção espacial e auditiva, do equilíbrio emocional, da coordenação motora, da auto-estima e da autoconfiança e desenvoltura na solução de problemas. O trabalho consiste em oficinas de/sobre Capoeira, em sessões entre 60 a 90min, uma vez por semana em cada escola, no contra turno ou entre turnos das aulas do ensino médio e fundamental. O conteúdo das aulas envolve os fundamentos da Abadá-Capoeira (nome do grupo de Capoeira de Paranaguá ao qual estão vinculados os seus principais proponentes – acadêmicos do curso de Gestão Desportiva e do Lazer da UFPR Litoral). Estes fundamentos são de ordem técnica, tática, lúdica e sensorial. Para tanto, busca-se o respeito aos princípios pedagógicos de variabilidade e complexidade dos conteúdos, variando materiais de prática, e de contato direto e indireto. Levando em conta a perspectiva de ressignificação de práticas corporais como a Capoeira, a metodologia se aproxima da pesquisa participante e da pesquisa-ação. Crê-se que assim consegue-se ampliar a visão dos alunos em relação à Capoeira, desmistificando a sua prática como apenas uma dança acrobática esportivizada.