UFPR NO DIA DE CAMPO CVALE

Nome do Coordenador: Leandro Paiola Albrecht
Setor do Coordenador: Campus Palotina
Departamento do Coordenador: Campus Palotina
Nome do Vice-Coordenador: Robson Fernando Missio

Alunos Bolsistas: Fernando Henrique Ecco, Giovane Moreno, Klever Jonata Fildler
Alunos Voluntários: Andreas Allan Neiverth, Augusto Tessele, Danilo Morilha Rodrigues, Fábio Henrique Krenchinski, Jean Carlo Bortoloso Trentini, Jean Elisier
Docentes Participantes: Milton Ferreira de Moraes, Roberto Luis Portz, Vivian Carré Missio
Técnicos Participantes:
Participantes Externos: Enoir Cristiano Pellizzaro
Área Temática: Tecnologia e Produção
Palavras-chave: Extensão Rural, desenvolvimento regional, agrotecnologia

Considerando a importância do agronegócio para a região Oeste do Estado do Paraná, em especial para o município de Palotina, entendendo a significância da inserção da UFPR Campus Palotina nesse contexto, torna-se relevante o envolvimento do mesmo em atividades extensionistas praticadas na região. Com o objetivo de socializar o conhecimento acadêmico, promover o envolvimento da comunidade regional na vida da universidade, propor práticas de desenvolvimento agrícola, inserir os acadêmicos na realidade local e divulgar a Universidade Federal do Paraná (Campus Palotina), faz-se necessário a execução desse projeto de extensão. O público envolvido será a comunidade acadêmica, agricultores e demais profissionais do setor agrícola de Palotina e região. As atividades previstas estão relacionadas as etapas de identificação de demandas regionais, interação dialógica com diferentes atores da comunidade envolvida, preparação de unidades demonstrativas nos "Dias de Campo" realizados pela CVale Cooperativa Agroindustrial, organização e implementação de atividades nos "Dias de Campo", além do processo avaliativo e divulgação de resultados. No ano de 2012, a UFPR já esteve representada pelos envolvidos no projeto no "Dia de Campo CVale", no entanto, essa participação está formalizada por meio deste projeto e será potencializada com aplicação de metodologia específica. Um dos procedimentos preliminares e imprescindíveis na configuração das estratégias e na instalação das unidades demonstrativas serão as revisões bibliográficas e levantamentos regionais de dados (fase atual do projeto). Após diagnose inicial de demandas e anseios da comunidade, em termos agrotecnológicos, serão delineadas as atividades a serem conduzidas, criando a indissociabilidade ensino/pesquisa/extensão, de forma a atender as propostas do projeto. Os acadêmicos (bolsistas ou voluntários) estarão interagindo em todas as etapas, permitindo aos mesmos o desenvolvimento de atributos pessoais, contato com a comunidade e a vivência com a extensão rural. Assim, a academia, através de seu capital intelectual, interagindo com acadêmicos em processo formativo e atores sociais do público externo, transcende a esfera do academicismo, identificando conhecimentos difundidos na Universidade e adquiridos pela pesquisa, com os anseios da comunidade, no sentido de proporcionar o desenvolvimento econômico, social e cultural.

 

Protocolo: 1613
Registro PROEC: 704/12